Imagem da matéria: Post de Elon Musk no Twitter gera enxurrada de golpes com shitcoins temáticas
Reprodução/Twitter

O bilionário Elon Musk – dono da Tesla, SpaceX e agora proprietário Twitter – publicou na madrugada desta terça-feira (01) na rede social uma imagem de um cão Shiba Inu usando uma camiseta do Twitter e de frente uma abóbora de Halloween, como forma de comemorar a data. A foto também faz referência à memecoin Dogecoin (DOGE), “adotada” por ele.

Após a postagem, no entanto, golpistas criaram quase 200 de tokens para se aproveitar do investidor leigo com o clássico esquema de ‘pump and dump’, que consiste em inflar o preço de um ativo, vender os tokens e depois abandonar o projeto.

Publicidade

Para se ter uma ideia, após a publicação do empresário, surgiram dentre dezenas de projetos ilícitos shitcoins como ‘BabyDogeTwitter’, ‘SpaceTwitterDoge’, ‘ElonDogeTwit’. Conforme apurou o Coindesk, a nova leva de memes partiu tanto da blockchain descentralizada da Binance, BNB Chain,  quanto da rede Ethereum.

E não são poucos os golpistas. De acordo com a empresa de segurança baseada em blockchain, PeckShield, foram criadas quase 200 criptomoedas como tema Elon/Doge/Twitter. Uma boa parte desse total teve queda de até 100% no preço pouco após o lançamento.

“Mais de 67 desses tokens caíram 90% nas horas seguintes à sua emissão, com 45 tokens caindo 100%. Isso cumulativamente levou a perdas de milhares de dólares entre os investidores que apostaram nos tokens recém-emitidos na esperança de uma valorização dos preços a longo prazo”, tweetou a empresa.

A empresa detectou ainda 42 projetos cujos protocolos permitem alteração de permissão, ou seja, o golpista pode mandar todos os ativos vinculados para a carteira que desejar.

Publicidade

As informações da PeckShield não são uma surpresa, pois constantemente aparecem projetos ilícitos. Em março deste ano, por exemplo, pSHARE (PSHARE), o token do projeto The Pulse DAO, desabou mais de 98% em poucas horas após o seu criador aplicar um golpe do tipo rug pull (puxada de tapete).

Doge dispara 100% após anúncio Elon Musk

No último fim de semana, outro tweet de Musk também desencadeou uma grande alta no preço do DOGE, que saltou mais de 100%, batendo na casa dos US$  0,15, e em um momento que o mercado também já ensaiava crescimento após passar semanas estagnado.

O motivo da alta do DOGE foi a notícia da compra do Twitter pelo empresário em um acordo de US$ 44 bilhões, o que fez da criptomoeda meme a mais valorizada de todo o mercado no mês de outubro.

Gráfico de 30 dias Dogecoin DOGE (Fonte: Coinmarketcap)

Aprenda a ganhar dinheiro com Cripto. Você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga aqui!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Meta é que comunidade de programadores crie soluções na XRP Ledger, blockchain usada pela empresa e que tem o token nativo XRP
Imagem da matéria: Microsoft lança PC com IA que vai lembrar tudo que você faz na internet

Microsoft lança PC com IA que vai lembrar tudo que você faz na internet

A big tech revelou o Copilot+ PC “projetado para IA” que recorda tudo o que é exibido na tela do seu computador
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

Aprovação do ETF de Ethereum pode acontecer antes do esperado, diz Coinbase

Maior exchange de criptomoedas dos EUA, a Coinbase está confiante de que a SEC aprovará ETFs de Ethereum à vista muito em breve, apesar do pessimismo mais amplo
Joe Biden posa para foto

Biden expulsa mineradora cripto chinesa de área próxima a base militar: “Risco de espionagem”

O governo afirma que a MineOne possui equipamentos especializados de origem estrangeira potencialmente capazes de facilitar atividades de vigilância e espionagem