“Ripple não vale nada”, diz John Mcafee em vídeo para iniciantes

John Mcafee em vídeo explicando sobre as criptomoedas. Reprodução/Twitter


O bilionário americano John Mcafee publicou um vídeo no Twitter para iniciantes no mercado de criptomoedas sobre o que eles precisam saber em primeiro lugar. Quando questionado sobre a Ripple (XRP) nos comentários, Mcafee respondeu: “Worthless”, ou seja, algo inútil ou sem valor em inglês. 

Logo depois, outro usuário comentou sobre a parceira da Ripple em transferências, a MoneyGram — “Moneygram usa XRP”, escreveu — ao que Mcafee respondeu: “Não. Acorde!”.

Vale lembrar que a MoneyGram é uma das maiores empresas de transferências de moedas fiduciárias do mundo. Por meio do blockchain da Ripple, ela usa o XRP para liquidação ODL (Liquidação sob demanda).

O comentário de John Mcafee, portanto, pode fazer sentido devido ao histórico de declarações de pessoas do setor que já tacharam o XRP com um criptoativo centralizado. Isso porque a maioria dos nodes estariam na posse da empresa-mãe Ripple Labs.

Tais comentários são rebatidos por defensores do XRP. O próprio diretor da Ripple David Schwartz, já rebateu uma vez, quando afirmou que o token da empresa é tão descentralizado quanto o Bitcoin e o Ethereum, senão mais.

John Mcafee para iniciantes

Conforme a publicação no Twitter, o pequeno vídeo de Mcafee é direcionado para quem deseja mergulhar no novo mercado, mas que não sabe nada sobre ele.

Mcafee então iniciou o vídeo falando sobre os conceitos das criptomoedas, enfatizando que seu uso é uma opção às moedas moedas fiduciárias.



“Criptomoeda é um sistema monetário que permite você a comprar qualquer tipo de coisa, como carros e imóveis, por exemplo”.

No entanto, a principal vantagem das criptomoedas que ele explicou foi sobre sua descentralização, onde o usuário não precisa da permissão de um banco para enviar fundos para qualquer parte do mundo.

Falhou em previsão do bitcoin

No mês passado, Mcafee falou sobre sua fracassada previsão de que o bitcoin iria valer US$ 1 milhão até o final de 2020. “Que idiota acreditou em tal absurdo?” disse.

O bilionário enfim já não leva mais crédito por suas previsões. Ele mesmo refutou: “Acorde!”, escreveu em seu twitter na ocasião, acrescentando:

“Se o Bitcoin atingisse US$ 1 milhão, seu valor de mercado seria maior que o PIB de todo o continente norte-americano”.


BitcoinTrade: Negocie criptomoedas com segurança e agilidade!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. 95% dos depósitos aprovados em menos de 1 hora! Acesse: bitcointrade.com.br