A Ripio contratou o executivo Henrique Teixeira como novo country manager da operação brasileira. Conforme o comunicado à imprensa, ele terá a missão de comandar as marcas Ripio (plataforma de compra e venda de criptomoedas) e BitcoinTrade (exchange) no país.
Teixeira tem mais de 20 anos de carreira e passagem por grandes empresas do mercado financeiro tradicional, como American Express, HSBC e SWIFT. Na indústria cripto, acumula uma passagem de quatro anos pela Ripple, onde comandou as operações em Singapura e foi o responsável pelo departamento de Américas.
“É um desafio bem ao estilo que eu gosto e sei fazer, que é ajudar a expandir a operação de uma empresa”, disse Teixeira no comunicado.
Formado em engenharia mecânica pela Universidade Mackenzie, Henrique Teixeira é pós-graduado em Administração e Finanças pelo Insper e possui sólida base de governança corporativa e compliance. O executivo é certificado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e tem passagem como membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
A chegada de Teixeira mostra uma dificuldade no mercado brasileiro — encontrar um diretor. O antigo country manager da empresa no Brasil, Ricardo Da Ros, havia saído no início do ano. Desde então o cargo não havia sido formalmente preenchido.
Fase de competição
O executivo chega em um momento de crescente disputa no mercado brasileiro. Mercado Bitcoin, Ripio e Bitso vêm carregadas de rodadas de investimento para aumentar o nível da disputa no Brasil e demais países da América Latina.
Teixeira vai ter em mãos a mais recente captação da empresa — de US$ 50 milhões. Conforme a nota à imprensa, os recursos serão aplicados para recrutamento de talentos, criação de departamentos, aprimoramento dos processos e expansão do negócio, com lançamento de novos produtos como o OTC da Ripio e uso do RPC (criptomoeda nativa da empresa).