Bitcoin Standard ganha tradução para o português; edição brasileira chega em agosto

A versão para o português brasileiro deve chegar ao mercado no início de agosto

Bitcoin Standard ganha tradução para o português; edição brasileira chega em agosto
Foto: Divulgação

*Atualização: a reportagem foi alterada após a publicação.

O Bitcoin Standard finalmente virou Padrão Bitcoin. Um dos livros mais importantes sobre mercado de criptomoedas ganhou uma edição em português — com sotaque lusitano.



O livro escrito pelo economista Saifedean Ammous em 2018 foi traduzido graças ao esforço de um grupo de portugueses apaixonados por criptomoedas que fizeram a tradução em parceria com a editora estoniana Konsensus Network.

“Tudo começou no dia 23 de Junho 2019, quando eu me preparava para voar para Bitcoin Conference 2019 em São Francisco, e decidi comprar o Bitcoin Standard. Um livro épico para uma viagem longa de Lisboa para São Francisco para a minha primeira Bitcoin Conference”, disse ao Portal do Bitcoin Marco Mouta, um português radicado na Espanha, onde trabalha na Oracle.

Por email, Mouta contou que o livro o ajudou a compreender melhor aquilo que já vinha estudando desde 2017:

“Depois de começar a ler já não há como voltar da História do Dinheiro e do mundo incrível do Bitcoin“.

Em outubro de 2019, ele descobriu que Saifedean estava procurando colaboradores interessados em publicar o livro em Português:



“Foi aí que eu conheci o que viria a ser a equipe perfeita: Niko, que é o embaixador do The Bitcoin Standard para traduções globais; e o tradutor João da Silva Leal. Criei uma editora em Portugal (₿est or Nothing) e em parceria com a Konsensus Network e decidimos avançar com o projeto”.

A revisão ficou a cargo da mãe de Mouta, que é professora de português.

O tradução foi lançada na segunda-feira (25) e custa cerca de 30 euros. O ebook sai por 11 euros. Eles podem ser adquiridos no site da Konsensus e na Amazon. Com a repercussão, já está a caminho uma versão do “Padrão Bitcoin” para o português brasileiro, que deve chegar no mercado no início de agosto.

Conforme o colunista do Portal do Bitcoin Marcel Pechman, Saifedean Ammous é o maior economista do campo das criptomoedas.

“A parte de economia do livro, especialmente historia de valor monetário, é muito importante para se entender a história ouro/valores financeiros e como bitcoin se encaixa nesse contexto”, explicou.