Imagem da matéria: Reguladores precisam olhar tokenização com "pensamento de base zero", afirma executiva
Vanessa Butalla (quarta da direita para esquerda) falou sobre a regulação da tokenização (Foto: fernando Martines/Portal do Bitcoin)

O desafio para o mercado de tokenização do Brasil é conseguir fazer com que os reguladores olhem para essa atividade com “pensamento de base zero”. Essa definição foi feita por Vanessa Butalla, diretora-executiva de Jurídico do MB (Mercado Bitcoin), em participação em painel de debate neste sábado (10) na Bitsampa, que ocorre durante o final de semana na cidade de São Paulo. 

“Pensamento de base zero”, explica a executiva, é olhar para uma estrutura nova sem tentar encaixá-la em algo já existente. Essa é uma tendência natural do mercado regulatório e que, ressalta Butalla, é difícil de ser superada. 

Publicidade

O debate ganhou força após a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitir um ofício dizendo que tokens de renda fixa seriam valores mobiliários e precisariam de aprovação prévia para serem ofertados.

As empresas do setor se reuniram com o regulador e agora há a expectativa de ser lançada em breve uma explicação mais detalhada dos limites da atividade de tokenização. 

“A gente chama parte dos nossos produtos de renda fixa digital e isso é um esforço de comparar produtos tradicionais para ficar mais fácil para as pessoas entenderem, Mas no fundo, é algo totalmente novo”. 

Butalla afirma que um passo fundamental é justamente “olhar para essas estruturas novas com pensamento de base zero”. 

Enquanto isso não ocorre, existem alternativas para o mercado não ficar congelado. 

“A alternativa enquanto não vem algo novo é usar uma estrutura que já existe, com ressalvas, para que os tokens continuem sendo ofertados ao público”, afirma.

Publicidade

Nesse sentido, Butalla aponta que o modelo mais adequado é o aprovado pela CVM de crowdfunding para financiamento de startups. 

“Não foi para isso que essa estrutura foi criada , mas enquanto não tem algo novo de verdade, é uma alternativa para o mercado continuar existindo”, diz.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin sob nota de dinehiro da nigéria

Tensão entre Binance e Nigéria escala após CEO acusar governo de suborno de R$ 770 mi

Funcionário do governo nigeriano disse que alegações são infundadas e que disputa contra Binance deve ser resolvida na Justiça
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Bitcoin é uma “forma de arte” e uma moeda de desconfiança, diz filósofo Yuval Noah Harari

O filósofo, no entanto, mostrou desconfiar se realmente o Bitcoin será o futuro do dinheiro como algumas pessoas defendem
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Fundos cripto do Brasil captam mais R$ 1,5 mi e chegam a 21ª semana consecutiva de entradas

Vindo de uma grande sequência de captação, fundos de criptomoedas do Brasil estão em 3º lugar no ranking global, atrás apenas dos EUA e Hong Kong
Imagem da matéria: Solana salta quase 5% e deixa Bitcoin e Ethereum para trás

Solana salta quase 5% e deixa Bitcoin e Ethereum para trás

Solana é a moeda que mais valoriza entre as 10 principais do mercado; BTC e ETH sofrem leves quedas nesta tarde