Imagem da matéria: Reguladores do Reino Unido acusam de golpe mais de 300 projetos de criptomoedas
Foto: Shutterstock

A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (ou FCA, na sigla em inglês) anunciou que, nos últimos seis meses, abriu mais de 300 processos relacionados a empresas de criptomoedas.

Esses casos se relacionam a empresas que possivelmente não se registraram na autoridade financeira, bem como possíveis esquemas.

Publicidade

Um porta-voz da FCA disse ao Decrypt que uma empresa cripto também pode ter mais de um processo ligado a ela.

O anúncio da supervisora acrescenta que a reguladora possui “50 investigações sob andamento, incluindo investigações criminais, sobre operações não autorizadas”.

Um porta-voz da FCA disse ao Decrypt que essas investigações sob andamento não necessariamente se referem a empresas cripto.

“Clientes precisam sentir confiança ao tomarem decisões de investimento e os dados que publicamos hoje mostram quão predominantes esquemas podem ser”, afirmou Sarah Pritchard, diretora executiva de mercados na FCA.

“Antes de investir, verifique com quem você realmente está lidando, verifique se tem autorização da FCA e faça sua pesquisa para entender os riscos que podem existir.”

A difícil relação entre FCA e criptomoedas

A FCA é a autoridade de supervisão britânica quando o assunto são requisitos antilavagem de dinheiro e de combate ao financiamento do terrorismo.

Publicidade

Desde janeiro de 2020, empresas que realizam atividades com criptoativos no Reino Unido devem cumprir com regulações locais de combate à lavagem de dinheiro, de financiamento ao terrorismo e transferência de fundos.

Essas empresas devem estar registradas na FCA.

No entanto, apesar disso, a supervisora financeira levantou, repetidas vezes, preocupações à proteção de consumidores da indústria de criptomoedas.

Em janeiro de 2021, a FCA compartilhou cinco preocupações em relação a criptomoedas, incluindo volatilidade de preço, complexidade técnica e marketing possível enganoso.

“O investimento em criptoativos, ou investimentos e empréstimos ligados a eles, geralmente envolvem a tomada de altíssimos riscos com o dinheiro de investidores. Se consumidores investirem nesses tipos de produtos, devem estar preparados para perder todo o seu dinheiro”, afirmou.

A FCA também visa corretoras cripto específicas.

Em 2021, a reguladora levantou preocupações sobre a aparente falta de sede da Binance e, meses depois, afirmou que a corretora não era capaz de ser regulada após falhar em fornecer “informações básicas” sobre suas operações à autoridade financeira.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum surpreende e cai 3,6% após aprovação dos ETFs

Manhã Cripto: Ethereum surpreende e cai 3,6% após aprovação dos ETFs

Embora esteja em queda nesta sexta, o Ethereum ainda registra ganhos de mais de 21% na semana
Imagem da matéria: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

O apoio à legislação ficou bastante dividido entre os partidos, com muito menos apoio dos democratas em comparação com outros projetos de lei envolvendo criptomoedas neste mês
Ilustração da memcoin em Solana Bonk

Como criar uma memecoin em Solana com a Pump.fun

Protocolo viralizou ao permitir a qualquer pessoa criar uma criptomoeda por cerca de R$ 15
Cofre dourado no formato de baleia receb moedas shiba inu SHIB

Baleias voltam a encher os bolsos de Bitcoin, mostra análise

A acumulação acelerada de baleias é um sinal de que o mercado altista do Bitcoin ainda está ativo