Imagem da matéria: Regulador obriga corretora a parar de oferecer maior stablecoin do mundo para clientes
Foto: Shutterstock

A corretora criptomoedas Crypto.com não vai mais oferecer a negociação de Tether (USDT), a maior stablecoin do mundo por capitalização de mercado, aos clientes do Canadá.

“A Crypto.com retirou o USDT para usuários no Canadá de acordo com as instruções da Comissão de Valores Mobiliários de Ontário (OSC) como parte de nosso compromisso de pré-registro para uma licença de revendedor restrita”, disse um porta-voz da Crypto.com ao Decrypt.

Publicidade

Os usuários canadenses da exchange foram notificados sobre a mudança na política da empresa através de um e-mail enviado nesta terça-feira (10), quando imagens do aviso de exclusão começaram a circular no Reddit e Twitter.

O aviso afirmava que o suporte da Crypto.com ao USDT terminaria em 31 de janeiro, sem declarar especificamente que os usuários do Canadá seriam afetados apenas, gerando confusão generalizada nas redes sociais.

A exchange alertou os usuários de que todas as negociações, depósitos e saques não serão permitidos com o ativo em questão após o prazo final. “Tome medidas urgentes para revisar seu saldo em USDT e quaisquer outras medidas necessárias”, recomenda o aviso.

Quaisquer saldos restantes em USDT seriam “automaticamente” convertidos em USD Coin (USDC) da Circle, outra stablecoin que rastreia o preço do dólar. A corretora também afirmou que a recuperação de depósitos em USDT feitos após o prazo, pode não ser possível ou justificar a cobrança de taxas adicionais.

Publicidade

Tether (USDT) é a terceira maior criptomoeda por capitalização de mercado e a maior stablecoin do setor, com um valor total de cerca de US$ 66 bilhões. A USD Coin está atualmente em segundo lugar entre as stablecoins com quase US$ 43 bilhões em valor de mercado.  

As stablecoins desempenham um papel fundamental no ecossistema cripto, dando às pessoas a opção de trocar criptomoedas por uma reserva de valor mais estável sem precisar os converter ativos em dinheiro fiduciário, como o dólar ou real.

O que dizem os reguladores canadenses

A decisão da Crypto.com de excluir a Tether segue o esclarecimento regulatório de dezembro emitido pela Canadian Standards Association (CSA) e publicado no site dos reguladores.

“A CSA continua monitorando e avaliando a presença e o papel das stablecoins no mercado de capitais canadense. Como resultado desse trabalho em andamento, o CSA acredita que as stablecoins, ou acordos de stablecoin, podem constituir valores mobiliários e/ou derivativos”, diz trecho da publicação.

Publicidade

A postagem enfatizou que as corretoras de criptomoedas registradas no Canadá são “proibidas de permitir que clientes negociem ou obtenham exposição a qualquer criptoativo que seja um título e/ou um derivado”.

Além disso, a atualização afirmou que as exchanges de criptomoedas registradas no país são responsáveis por ter seus próprios sistemas e procedimentos para determinar se um ativo digital é um valor mobiliário ou derivativo.

Procurada, a equipe da Tether não respondeu ao pedido de comentário.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co.

  • Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Presidente da Colômbia é suspeito de ter recebido financiamento ilegal de empresa cripto

Presidente da Colômbia é suspeito de ter recebido financiamento ilegal de empresa cripto

Campanha do atual presidente da Colômbia em 2022 teria tido apoio ilegal da empresa de criptomoedas Daily Cop
bitcoin, trade, investimento

Domínio da Binance em negociação de Bitcoin cai de 81% para 55%, aponta pesquisa

Relatório da Kaiko diz exchanges menores como Bybit e OKX ganharam impulso no mesmo período
Imagem da matéria: Web Summit Rio: regulação cripto, Web3 e os temas que dominaram o último dia do evento

Web Summit Rio: regulação cripto, Web3 e os temas que dominaram o último dia do evento

Com painéis sobre regulação, Web3 e diversos outros temas, o Web Summit Rio terminou na última quinta-feira no Rio de Janeiro
Imagem da matéria: Como minerar Runes durante o halving do Bitcoin sem quebrar

Como minerar Runes durante o halving do Bitcoin sem quebrar

Com o halving do Bitcoin no horizonte, Leônidas, usuário do Twitter, transmitiu algumas dicas importantes sobre como cunhar Runes