Imagem da matéria: Regulador dos EUA investiga exchange descentralizada Uniswap, diz jornal
Foto: Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) está investigando o desenvolvedor da rede Uniswap, a maior exchange descentralizada baseada em Ethereum. Embora o regulador ainda não tenha se manifestado, o The Wall Street Journal disse nesta sexta-feira (3) que o órgão pretende saber como é o funcionamento da plataforma e como os investidores usam o serviço.

A apuração do órgão ocorre à medida que os reguladores investigam os setores do mercado de criptomoedas que resistem à supervisão, diz o jornal, que consultou pessoas familiarizadas com o assunto. Outro ponto que o veículo acrescentou é que o desenvolvedor da Uniswap já manteve contato com a SEC e garantiu que vai cooperar em seu inquérito civil. 

Publicidade

Apesar de ainda não estar claro o que a SEC deseja saber exatamente, essas informações dão a entender que o regulador pretende monitorar mais de perto o setor de Finanças Descentralizadas (DeFi), conforme citou o Coindesk, ressaltando que, no entanto, “nenhuma irregularidade parece ter sido alegada neste momento.

No início de agosto, o presidente da SEC, Gary Gensler, comentou sobre as exchanges descentralizadas e disse que tanto esse novo tipo de rede quanto as tradicionais também caem sob sua jurisdição porque elas facilitam a negociação de títulos não registrados.

“A probabilidade é bastante remota de que entre os 50 ou 100 tokens [que as plataformas oferecem] existam ‘zero’ títulos”, apontou o regulador na época.

Ação contra DeFi

Dias depois das declaração de Gensler, veio a público que a SEC decidiu pela condenação de Gregory Keough e Derek Acree, responsáveis pela DeFi ‘Blockchain Credit Partners’, empresa sediada nas Ilhas Cayman. A ação passou a figurar como o primeiro stop order contra um projeto Defi.

Publicidade

De acordo com o órgão, eles emitiram valores mobiliários sem registro aos residentes dos EUA entre os meses de fevereiro de 2020 e 2021, além de divulgarem declarações materialmente falsas e enganosas no período de oferta. Os ativos foram oferecidos por meio de contratos inteligentes chamados ‘Money Market’ (DMM).

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Estrelas do futebol argentino são investigadas por fraude com criptomoedas

Estrelas do futebol argentino são investigadas por fraude com criptomoedas

Justiça de Barcelona investiga empresa de criptoativos acusada de aplicar golpe com NFTs promovidos por estrelas do futebol
Logo do Reddit no celular

Reddit pode adotar escaneamento de íris da Worldcoin para verificação de usuários

A plataforma social estuda integrar o World ID da Tools for Humanity, empresa de Sam Altman por trás da Worldcoin
Tela de computador mostra logo da Meta - abaixo tela de celular mostra logos facebook instagram whatsapp

Senadores dos EUA investigam o interesse renovado da Meta por stablecoins

A senadora Elizabeth Warren e o senador Richard Blumenthal, ambos democratas, alertam sobre riscos à concorrência e à privacidade
Imagem da matéria: Serviço Secreto dos EUA confisca US$ 225 milhões em criptomoedas, maior confisco da agência

Serviço Secreto dos EUA confisca US$ 225 milhões em criptomoedas, maior confisco da agência

Operação confirmou conexão com golpes que enganam as vítimas ao fazê-las acreditar que estão investindo de forma legítima em criptomoedas.