Rede do Ethereum parou por 30 minutos por mau funcionamento; entenda

O problema afetou a camada de consenso do ETH, mas já foi corrigido
Imagem da matéria: Rede do Ethereum parou por 30 minutos por mau funcionamento; entenda

Foto: Shutterstock

No final da tarde da quinta-feira (11), a camada de consenso da rede do Ethereum (ETH) passou por um período de cerca de 30 minutos de mau funcionamento, o que a impediu de finalizar transações. O problema ativou alertas na comunidade, mas a rede rapidamente voltou ao normal.

Cerca de 128 blocos de transação foram afetados pelo mau funcionamento, ainda sem causa identificada. Isso causou atraso na confirmação de transações que aguardavam validação nestes blocos. Na prática, usuários e investidores tiveram que esperar um pouco mais do que o normal para concluir suas transações na rede.

Publicidade

O que aconteceu não é comum e o especialista superphiz.eth — “Consultor da Comunidade sobre a Saúde da Beacon Chain”, segundo sua biografia no Twitter — explicou que, com base na história, é possível ter sido causado por um bug no processo de validação ou comunicação da rede.

https://twitter.com/superphiz/status/1656761424222253064

A Beacon Chain é a camada de consenso da rede do Ethereum, onde validadores que realizam o staking de ETH publicam blocos de transações, atestam blocos publicados por outros validadores através de votação com base em seu stake e transmitem essas informações para o restante dos participantes.

Ao conseguir dois terços do total de votos da rede, um bloco é considerado final.

Essa camada é organizada por Épocas (epochs, no inglês), que possuem 32 espaços disponíveis para armazenar os blocos de transações. Cada espaço (ou slot, no inglês) precisa ser preenchido a cada 12 segundos com um bloco por um validador escolhido aleatoriamente. Os demais validadores então votam em cada um destes blocos para que eles sejam considerados finalizados.

O que aconteceu na quinta-feira por volta das 16:47h e 17:13h (horário de Brasília), foi que quatro epochs não conseguiram ser finalizados na rede, por falta de acordo entre os validadores. Atrasando confirmações subsequentes, que se acumularam em um atraso não usual para a rede do Ethereum.

Publicidade

O desenvolvedor, terence.eth, do Prysm — implementação do software do Ethereum utilizado por nós e validadores da rede, equivalente ao Bitcoin Core do Bitcoin (BTC) — se pronunciou no Twitter e explicou que foi identificada uma falha que pode ser melhorada e os servidores da rede devem ver um melhor desempenho a partir de agora.

Ele agradeceu à comunidade por se manter vigilante e disse que os operadores de nós e stakers de ETH não devem se preocupar, nem precisam tomar nenhuma ação.

ETH é negociado por US$ 1.776,30 no momento de redação, ou R$8.816,80 segundo o Índice de Preço do Ethereum (IPE).