A Fusão do Ethereum — a tão aguardada transição de seu atual mecanismo proof of work (ou PoW, na sigla em inglês) para um algoritmo de consenso proof of stake (ou PoS) — estará um passo mais próxima, se a atualização da rede de testes pública Ropsten acontecer conforme o planejado nesta quarta-feira (8).
Anteriormente lançada em 2016, Ropsten é a rede de testes (ou “testnet”) mais antiga do Ethereum e permite testes de desenvolvimentos em blockchain antes da implementação na rede principal (ou “mainnet”).
Assim como outras redes de teste, é idêntica à rede principal, mas a principal diferença é que nenhum fundo “verdadeiro” está em risco, caso aconteça algum problema técnico.
A data da atualização havia sido anunciada em 18 de maio, quando Terence Tsao, o desenvolvedor principal do Ethereum, contou que a configuração da Beacon Chain da Ropsten — uma rede PoS que opera em paralelo à rede principal do Ethereum — havia se fundido e que lançamentos de clientes viriam logo em seguida.
Depois, tudo aconteceu rapidamente, pois Tim Beiko, outro desenvolvedor do Ethereum, anunciou o lançamento de uma nova Beacon Chain em 30 de maio e a ativação da atualização Bellatrix — uma das duas condições necessárias para a Fusão da rede de testes Ropsten — para o dia 2 de junho.
Em 3 de junho, os desenvolvedores também tinham de tomar uma decisão sobre a “Terminal Total Difficulty” (ou TDD) — um valor pré-decidido de dificuldade em que a Fusão da Ropsten irá acontecer —, definindo-a em 50 quadrilhões.
Conforme explicou Beiko, o alto valor foi definido “por conta da baixa taxa de hashes PoW nas redes de teste e o risco de a Fusão ter acontecido antes de a rede estar pronta com a atualização Bellatrix”.
📣 Ropsten Merge Update 📣
— Tim Beiko | timbeiko.eth 🐼 (@TimBeiko) June 3, 2022
As mentioned in the Ropsten Merge Announcement, the terminal total difficulty (TTD) at which The Merge happens on Ropsten must be overridden by node operators & stakers.
The correct TTD value is 50000000000000000 👀https://t.co/aPAWNJfDYh
Leia Também
Segundo a publicação da Ethereum Foundation, equipes de software de clientes participantes na Fusão da Ropsten incluem Lighthouse, Lodestar, Prysm, Nimbus, Teku, Besu, Erigon, go-ethereum (geth) e Nethermind.
E agora?
A Fusão da Ropsten é um passo fundamental antes da transição do Ethereum à “Consensus Layer” (ou “Camada de Consenso”, anteriormente conhecida como Ethereum 2.0), prevista para agosto deste ano.
Basicamente, dá aos desenvolvedores uma prévia de como será o futuro, de quando o Ethereum finalmente avançar para um mecanismo de algoritmo PoS que consome menos energia. É bem evidente que uma Fusão bem-sucedida na rede de testes seria um bom sinal para a própria transição da rede principal do Ethereum.
“A fusão da Ropsten é um enorme marco de testes para a Fusão à rede principal do Ethereum ainda este ano”, afirmou Preston van Loon, desenvolvedor do Ethereum Core, em maio.
Porém, esse processo está em andamento há alguns anos e os diversos atrasos vêm frustrando a comunidade e os investidores.
A expectativa é que o novo modelo PoS solucione alguns dos maiores problemas do Ethereum, como os altos custos de transação e a capacidade de escalabilidade da rede, então há muito em jogo com a maior atualização na história do Ethereum — caso tenha êxito —, tendo uma boa chance de se tornar o maior acontecimento da indústria cripto em 2022.
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.