Em meio à crescente demanda por tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês), incluindo um volume negociado de quase US$ 10,7 bilhões no terceiro trimestre, os mercados que vendem tais colecionáveis digitais e tokenizados estão mudando e evoluindo para tentar atrair mais participação de mercado.
Nesta terça-feira (23), Rarible revelou que está realizando uma jogada social, lançando a funcionalidade de mensagens em seu mercado.
Rarible Messenger é um novo recurso do mercado NFT, permitindo que possíveis compradores e vendedores se comuniquem sobre transações, interesses em comum e mais.
Em vez de forçar usuários a buscarem outras formas de se comunicar (seja via redes sociais, Discord ou e-mail), Rarible está apresentando essa funcionalidade bem no seu site.
É a primeira vez que um mercado NFT anuncia tal recurso, apesar de ser improvável que a Rarible seja a única a estar fazendo isso. A Coinbase, por exemplo, tem planos para que seu futuro mercado NFT tenha uma camada social.
No entanto, a abordagem da Coinbase soa mais como um feed de atividades, como o do Facebook, enquanto a Rarible tem como objetivo a comunicação direta.
Agora, a ferramenta está disponível no mercado da Rarible, de acordo com um anúncio da empresa, com planos de lançamento futuro do Rarible Messenger como uma ferramenta de comunicação para a Web 3.0.
Leia Também
É baseado nos endereços de carteira Ethereum de usuários e inclui recursos de privacidade para que usuários possam bloquear outros, caso necessário.
Um NFT atua como um recibo de um item digital e raro e verificável por uma plataforma blockchain e um NFT pode representar tudo, desde uma foto de perfil a uma ilustração digital, arquivo de vídeo ou até mesmo um item de jogo interativo em vídeo.
Atualmente, a Ethereum é a principal plataforma para o desenvolvimento de NFTs.
Rarible é um mercado NFT aberto e de ponto a ponto, mas processa muito menos volume transacional do que seu principal adversário OpenSea.
Embora o volume mensal de negociação no Rarible tenha atingido a marca de US$ 20 milhões nos últimos três meses (segundo Dune Analytics), o OpenSea processou cerca de US$ 3 bilhões por mês durante o mesmo período.
No entanto, diferente do OpenSea, Rarible tem uma abordagem focada na comunidade, graças ao token de governança RARI, lançado em 2020. O token, que é concedido a compradores e vendedores na plataforma, permitiu que detentores votem em decisões sobre o futuro do site.
Grandes nomes do mercado cripto estão criando seus próprios mercados NFT, conforme FTX.US lançou um e a Coinbase se prepara para apresentar sua própria plataforma até o fim deste ano.
Rarible não é o único a fazer grandes alterações: Nifty Gateway, pertencente à Gemini, migrou de uma abordagem focada em obras de arte e curadoria para se tornar uma agregadora aberta de mercados NFT.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.