O mundo das criptomoedas foi pego de surpresa na tarde de terça-feira (21) com a notícia de que Changpeng “CZ” Zhao, então CEO da maior exchange do mundo, a Binance, iria renunciar ao cargo como parte de um acordo com o Departamento de Justiça dos EUA para encerrar um processo contra a empresa.
Tão logo a informação foi confirmada, o substituto de CZ foi logo anunciado: Richard Teng. Mas afinal, quem é ele?
Nascido em Singapura, Teng entrou na Binance há pouco mais de dois anos como CEO da subsidiária em seu país, segundo seu LinkedIn. Mas ele ficou pouco em sua função, e rapidamente escalou para cargos cada vez mais importantes dentro da empresa.
Cinco meses depois de entrar na Binance, o executivo foi promovido para chefe da região que engloba o Oriente Médio e Norte da África, chamada de MENA em inglês, onde ficou por 11 meses.
Em 2022 ele também passou a acumular a função de chefe da Binance na Europa e em abril deste ano liderou também a região da Ásia. Em meio a saída de diversos diretores da companhia nos últimos meses, em maio Teng se tornou Chefe de Mercados Regionais da exchange.
Leia também: Quem são os executivos de alto escalão que abandonaram a Binance em 2023
Na terça, ao anunciar quem seria seu sucessor, CZ elogiou Teng dizendo que ele é um “líder altamente qualificado”, citando ainda que ele tem “mais de três décadas de serviços financeiros e experiência regulatória”.
Experiência regulatória
Teng tem grande experiência quando o assunto é regulação. Antes de entrar para a Binance em 2021, ele trabalhou no setor financeiro tradicional como diretor de finanças corporativas na Autoridade Monetária de Singapura (MAS) e como diretor de regulação da Bolsa de Singapura (SGX).
Teng ainda atuou como executivo-chefe do Mercado Global de Abu Dhabi (ADGM), centro financeiro internacional nos Emirados Árabes Unidos, onde trabalhou por seis anos. O ADGM regulamenta a negociação de ativos digitais no país.
Durante o seu mandato na MAS, esteve envolvido em questões regulatórias nos segmentos bancário, de seguros e de mercado de capitais, incluindo a ampla transformação do setor de serviços financeiros de Singapura no final da década de 1990, onde liderou esforços para desenvolver os setores bancário privado e do mercado de capitais.
“Para garantir um futuro brilhante, pretendo usar tudo o que aprendi nas últimas três décadas de serviços financeiros e experiência regulatória para orientar nossa equipe notável, inovadora e comprometida”, disse Teng em uma postagem no X (antigo Twitter).
Ele afirmou que se concentrará em garantir aos usuários que eles possam seguir confiantes na solidez financeira e na segurança da empresa. Ele também garantiu que trabalhará para colaborar com os reguladores para “manter padrões elevados em todo o mundo que promovam a inovação e, ao mesmo tempo, forneçam importantes proteções ao consumidor”.
- Não perca dinheiro. No Mercado Bitcoin, você pode fazer staking de Ethereum de maneira segura e simples. Abra sua conta agora e comece a ganhar recompensas sobre seus investimentos em criptomoedas.