Imagem da matéria: Queixas ao Robô do Pix explodem no Reclame Aqui: "Não devolvem o dinheiro"
Foto: Shutterstock

Há pelo menos 20 dias, as queixas de um produto chamado Robô de Pix vêm aumentando na plataforma de defesa do consumidor Reclame Aqui (RA). Das 130 reclamações registradas até este domingo (13), 60 foram feitas em fevereiro. Nenhuma delas foi respondida, o que faz com que o sistema de dados da plataforma atribua ao negócio como “não recomendado”.

A maioria dos compradores do Robô de Pix denunciam que não conseguem o estorno do valor pago mesmo estando dentro do prazo de arrependimento garantido por lei. 

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Por conta disso, o negócio que promete gerar riqueza de forma automática passa a ser visto como controverso, já que seu suporte dificulta a devolução do dinheiro do consumidor, conforme mostram tanto denúncias RA quanto em redes sociais como o Youtube.

Um cliente de Extrema (MG) disse que está desde o dia 11/01/2022 esperando uma resposta do suporte. Conforme explicou, não obteve o resultado que queria e pediu o reembolso. “Quase 1 mês e ainda não tive nenhum retorno, mandei mensagem mais 2 vezes e ninguém respondeu”, escreveu.

“Enganoso. Comprei esse tal Robô de Pix e até agora não obtive retorno da empresa. Nunca consegui usar e pedi o reembolso e até agora nada”, reclamou outro consumidor, morador de Indaiatuba (SP).

“Pedi o estorno dentro do prazo e não efetuaram”, disse um cliente de São Paulo. Ele conta que comprou o Robô do Pix e pediu o estorno quatro dias depois, mas não foi atendido.

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“Não me informaram que existia um procedimento a ser feito, em geral é só pedir o estorno em até 7 dias. Hoje recebi um email que a minha solicitação foi cancelada por falta de acesso. Quero meu estorno efetivado Já!!!”, postou o consumidor.

Esse cliente de Lageado (RS) diz ter tomado atitude contra o Robô do Pix

(Imagem: Reprodução)

“Deveriam ser presos”, diz Youtuber

O problema com o Robô do Pix não é de hoje e vai muito além das queixas no Reclame Aqui. A youtuber Bianca Lourenço, por exemplo, que produz vídeos de culinária em seu canal homônimo, tem reclamação gravada em vídeo de nove meses atrás.

Ela conta que adquiriu o produto ‘Robô de Comentários’ porque ele prometia fazer os comentários de forma automática no Instagram, aumentando as chances em participações de sorteios. No entanto, ao perceber que tal funcionamento era detectável pelo sistema do Instagram, ela resolveu desistir depois que sofreu bloqueio da rede social.

Não bastasse o bloqueio no Instagram, a youtuber conta que também foi bloqueada pelo suporte do Robô do Pix quando tentou cancelar a compra. “Eles te bloqueiam, não devolvem o dinheiro”, disse ela, acrescentando:

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“É uma empresa desonesta que não cumpre com o combinado. São pessaos que estão agindo de forma ilegal, leviana, e que deveriam ser processados, multados e presos, porque isso na minha opinião é crime”.

Produtos semelhantes se apresentam como ‘Robô Ganhador’; ‘Robô de Comentários’; ‘Robô de Salários’ e ‘Robô de Sorteios’. É o caso de Débora Fagundes, que também possui um canal homônimo no Youtube, relatou um caso parecido com o de Lourenço.

Na época em que denunciou um negócio chamado ‘Robô de Comentários’, também há cerca de nove meses, já passava de um mês que ela tentava reaver seu dinheiro.

Segundo ela, tentou o estorno por dias através de suporte via Whatsapp, email, e teve a surpresa quando lhe informaram um prazo de 60 dias para resposta. A reportagem não conseguiu contato com as duas supostas vítimas.

Robô de Pix não funciona, alegam usuários

Outro tipo de problema é que o aplicativo parece não rodar em sistemas iOS, logo, teria supostamente sido desenvolvido apenas para aparelhos com Android, como revelou este cliente, também da cidade de Extrema:

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“Já mandei vários e-mails e não me respondem e no site fala que se o link não funcionar no IOS esperar três dias, já se passaram 8 e nada. Quero meu dinheiro de volta!”

“Efetuei a compra do robô de pix ontem, mas não estou conseguindo acessar o mesmo”, escreveu outro cliente, de Canápolis (BA), que também quer seu dinheiro de volta. 

Esse cliente de Curitiba parece estar com o mesmo problema.

(Imagem: Reprodução)

A reportagem confirmou que uma das palataformas que comercializa o Robô do Pix é Hotmart. Ao descrever o produto, contudo, a empresa responsável alerta que ele não está disponível para iOS.

(Imagem: Reprodução)

Campeão do boxe Popó devolveu dinheiro de propaganda 

Na semana passada, o tetracampeão mundial de boxe Acelino ‘Popó’ Freitas revelou no Flow Podcast ter devolvido o dinheiro que recebeu por uma propaganda do ‘Robô do Pix’. Segundo ele, o arrependimento veio após ele começar a receber reclamações de quem havia adquirido o produto.

“Quando a gente vai pesquisar tudo, quem é — porque a gente é novo nessa parada —, quando vai ver é o negócio do robozinho”, disse Popó.

No último dia 04, a reportagem do Portal do Bitcoin entrou em contato por telefone com o Procon de São Paulo e pediu informações sobre esse tipo de demanda da população, mas não foi atendido prontamente.

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Foi enviado então um e-mail à entidade com pedido da média do número de queixas caso houvesse e como o órgão de defesa do consumidor está lidando com esses tipos de ofertas.

Até o fechamento do texto não houve resposta.

Hotmart responde

Questionada pela reportagem, a Hotmart enviou a seguinte resposta:

A Hotmart aplica e divulga os Termos de Uso , aceito por todos os usuários da plataforma, para promover as melhores práticas e oferecer o melhor serviço para criadores de conteúdo e os compradores dos produtos digitais. Além disso, disponibiliza um canal de denúncias  para tratar de eventuais descumprimentos dos termos.
Além disso, todos os compradores contam com a garantia de reembolso integral em caso de insatisfação, por um período de no mínimo 7 dias, após a realização da compra.  
A empresa não comenta sobre casos específicos, porém afirma que produtos que estejam em desacordo com os nossos Termos de Uso têm seu registro negado, são suspensos até readequação, ou excluídos da plataforma.

*Atualização: a reportagem foi atualizada após a publicação com a resposta da Hotmart.

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