Imagem da matéria: Quais influencers brasileiros apostaram na LUNA, a criptomoeda que derreteu
Foto: Shutterstock

A morte do projeto Terra (LUNA) — cujo preço evaporou nas últimas 48 horas — é um esqueleto no armário de diversos analistas e influencers de criptomoedas brasileiros, que exaltaram o token ao longo dos últimos meses.

Todos eles usam o aviso de que “isso não é recomendação de investimento” — obrigatório pela legislação brasileira — ao longo dos vídeos, onde elogiam efusivamente as qualidades da criptomoeda. No entanto, foram raros os casos encontrados pelo Portal do Bitcoin em que os riscos da aplicação são apresentados juntamente com suas perspectivas positivas.

Publicidade

A reportagem entrou em contato com todas as pessoas citadas para ouvir sobre a ênfase com que apresentaram as qualidades do projeto da Terra Labs. Até o momento, apenas Jonatã Moraes, do Café com Investidor, retornou.

Augusto Backes

Um dos principais nomes na área de influencers de criptomoedas no Brasil, Augusto Backes citou no final de março Terra LUNA como um projeto promissor no longo prazo.

No dia 23 de março desse ano, durante o podcast Irmãos Dias, a apresentadora pergunta para Backes quais criptomoedas, fora o Bitcoin, ele considerava promissoras para longo prazo.

“A Terra LUNA. Acho que a LUNA tem uma capacidade de de absorver o mercado de intercâmbio absoluto, o mercado forex”, disse convicto.

Publicidade

O analista citou na mesma resposta Ethereum. Avalanche, Cardano e Solana, mas a única que recebeu um comentário à parte foi Terra LUNA.

Veja abaixo (fala sobre Terra LUNA começa por volta do minuto 21 do vídeo):

Agora, Backes está disparando no Twitter que já tinha revisto seus conceitos antes do projeto ruir.

O analista tambṕem afirma que, em uma live fechada, realizada há um mês, teria chegado a conclusão de que a bolha de Terra LUNA poderia estourar.

Riqueza em Dias

Outra influenciadora que fez loas ao projeto é Carol Dias. Nesse vídeo, após uma longa explanação, ela afirma: “Sim, eu investi e estou acreditando no projeto Terra (Luna)”.

Seu canal tem 195 mil inscritos e o vídeo contabiliza mais de 7 mil visualizações.

Carol é uma das metades dos “Irmãos Dias” e foi ela que perguntou para Augusto Backes quais criptomoedas eram promissoras. Seu vídeo foi lançado após a conversa com Backes.

Publicidade

Após a publicação da reportagem, Carol Dias enviou seu contraponto para o Portal do Bitcoin:

“Investi cerca de 0,20% do meu patrimônio no projeto LUNA ciente dos riscos que o mercado de criptomoedas apresenta.

Sempre busco orientar meus seguidores sobre o risco de investir em criptomoedas, principalmente moedas e projetos menores. 

Gosto do projeto da Terra Luna, porém estamos vendo um cenário de queda brusca do Bitcoin e claramente outras moedas consideradas pelo mercado como altcoins estão desabando neste momento devido a fuga de investidores de ativos de risco pelo fato da alta de juros nos EUA. 

O projeto é muito interessante porém oferece riscos como outras moedas (SOLANA, CARDANO, Avalanche) entre outras. 

Eu acredito que bons projetos vão retomar com boas expectativas no longo prazo, mas o momento agora é ter paciência e investir de pouco em pouco para buscar oportunidades frente ao cenário de risco que uma recessão econômica está se mostrando frente alta nas taxas de juros do Mundo todo. 

Ressalto que sempre menciono a importância de considerar como moeda principal em criptomoedas o Bitcoin que a meu ver está consolidado. Moedas consideradas altcoins devemos investir um % muito menor que não coloque o patrimônio em risco ou até mesmo que te faça perder o sono em quedas de 50, 60, 70% porque podem ocorrer.”

Mateus Rapini

Com 383 mil inscritos em seu canal no YouTube, o analista Mateus Rapini também foi bem enfático: “Deu para perceber que sou um grande fã de finanças descentralizadas e sou um grande fã desse projeto Terra (Luna)”.

https://www.youtube.com/watch?v=WmEqVvX8D4s

Investidor 4.20

Em um vídeo com 20 mil visualizações, o YouTuber Lucas Amendola ressaltou que via na Terra LUNA o futuro do mercado de criptoativos.

Publicidade

“Todo esse sistema (Terra) é muito otimista, é muito bacana o que a Terra (Luna) vem fazendo no mercado. Ela oferece muitas soluções que estão de acordo com o objetivo do mercado cripto. A Terra (Luna) tem uma enorme interoperabilidade que ela vem criando com outras blockchains. Para mim o futuro das criptomoedas é justamente essa interoperabilidade”, disse.

O canal de Amendola tem 86 mil inscritos.

Após a publicação da reportagem, Amendola enviou seu posicionamento para o Portal do Bitcoin:

“Primeiramente gostaria de dizer que nenhum dos meus conteúdos são recomendações.

Sobre minha posição da Luna hoje é que simplesmente tinha uma falha no ecossistema onde foi explorada em um momento de mercado muito delicado.

Os gatilhos que fizeram a Luna cair eu mencionei em um vídeo no meu canal. Inclui três hipóteses: falha do ecossistema, arrogância do fundador Do Kwon e um aproveitamento de grandes players em ‘shortar’ Luna e explorar esse gap.

Outros projetos com riscos parecidos são as próprias stablecoins algorítmicas, mas existe algo além disso que se trata de um risco sobre todas as stablecoins que no caso seria as regulamentações.

O caso da Luna acredito que pode impulsionar governos a regulamentarem essas criptomoedas e também tornará o universo cripto mais robusto. As falhas as vezes são necessárias para construir algo melhor no lugar”.

Café com Investidor

Por sua vez, o YouTuber Jonatã Moraes disse em um vídeo com mais de duas mil visualizações: “Eu acredito bastante no projeto da Terra (LUNA), e sim! Eu acredito que seja um bom projeto e invisto nesse criptoativo para gerar renda passiva”.

Publicidade

Em resposta ao Portal do Bitcoin, Jonatã disse que hoje “reavaliaria a a criptomoeda até pela gestão da LUNA Foundation para manter a parida do UST” e reforçaria um ponto de vista que uma carteira balanceada deve ter 60% em Bitcoin, 20% em Ethereum e os 20% restantes em altcoins e reserva de oportunidade.

https://www.youtube.com/watch?v=eKIyGn0gOTk

Edson Ferreira

O sistema de queimas da stabelcoin UST e LUNA também encantou o YouTuber Edson Ferreira. Ele disse ser “óbvio” que o projeto iria “vingar”.

“A Luna é o token de governança blockchain Terra então para você gerar o UST que é a moeda estável e fazer as transações, você precisa obrigatoriamente queimar Luna, e uma Luna agora está em $59 USD. Então você queima uma Luna e ganha um UST. Sentiram a pegadinha? É óbvio que essa moeda vai disparar!”, afirma.

Resenhando Investimento

“Esse é um dos projetos mais promissores para 2022 e também para o longo prazo juntamente com outras promessas do mercado de criptoativos”.

Assim o canal Resenhando Investimentos abre um vídeo no qual falam sobre o projeto Terra LUNA.

O canal é feito por Bruno Chaves e David Torquato, formados em Ciências Contábeis e Engenharia Civil respectivamente.

https://www.youtube.com/watch?v=DydLzNpWOXo

*Colaboração de João Pedro Lobo

**Texto atualizado às 14h56 do dia 11 de maio de 2022 para acréscimo da posição de Jonatã Moraes

***Texto atualizado às 11h03 do dia 12 de maio de 2022 para acréscimo da posição de Carol Dias

****Texto atualizado às 15h29 do dia 17 de maio de 2022 parra acréscimo da posição de Lucas Amendola

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de correntes ilustradas com pequenos zeros e uns

Degen Chain: a rede de camada 3 que está chamando atenção com a febre das memecoins

Novidade no mercado, a Degen foi construída na Base, uma rede de camada 2 do Ethereum, e já tem tido uma forte alta no número de transações
moedas diversas caindo do céu

Binance anuncia nova plataforma de lançamento de tokens e airdrops 

Por meio da Megadrop, os usuários poderão se inscrever com BNB e concluir tarefas e obter acesso a tokens antes de eles serem listados na plataforma
Imagem da matéria: O que reguladores e exchanges estão fazendo para melhorar a confiança no mercado cripto

O que reguladores e exchanges estão fazendo para melhorar a confiança no mercado cripto

Entre propostas como segregação patrimonial e prova de reservas, exchanges prometem segurança de diferentes formas enquanto o mercado aguarda a regulação
moeda de bitcoin à frente da bandeira de hong kong

Aprovação de ETFs de Bitcoin e Ethereum pode ocorrer segunda em Hong Kong

O esperado aceno regulatório abriria um dos maiores mercados financeiros do mundo para os ETFs de Bitcoin e Ethereum