A Pump.fun, plataforma de lançamento de memecoins baseada na rede Solana, não está mais disponível para usuários do no Reino Unido, com os criadores do site tomando medidas após um aviso do regulador financeiro do país. O cofundador de pseudônimo Alon disse ao Decrypt que esta não é uma medida temporária e confirmou que apenas o Reino Unido é afetado.
De acordo com um aviso do site, o Reino Unido agora é uma jurisdição restrita para Pump.fun, que permite que usuários criem e negociem tokens Solana sem nenhuma experiência em codificação. Essa mudança foi feita “de acordo com as leis e regulamentos do Reino Unido”, diz o aviso, observando ainda que “este site está atualmente indisponível para usuários no Reino Unido”.
A proibição ocorre três dias após o regulador do Reino Unido, a Autoridade de Conduta Financeira (FCA), ter emitido um alerta contra a plataforma de lançamento de memecoins.
“Esta empresa pode estar fornecendo ou promovendo serviços ou produtos financeiros sem nossa permissão”, diz o site da FCA. “Você deve evitar lidar com esta empresa e tomar cuidado com golpes.”
A FCA não quis fazer mais comentários ao Decrypt, mas Alon confirmou que a decisão foi tomada pela Pump.fun, e que a plataforma não foi forçada a proibir seus usuários.
“Tudo o que tem que ser dito está no site”, disse Alon ao Decrypt. “Isso é permanente.”
Polêmicas na Pump.fun
A Pump.fun tem se envolvido em várias controvérsias desde seu lançamento em janeiro. Em maio, um usuário da plataforma ateou fogo em si mesmo, enquanto fazia uma transmissão ao vivo no Kick, para promover sua memecoin — à qual o Pump.fun respondeu adicionando streaming como um recurso nativo para criadores.
Em outubro, porém, foi encontrado material de abuso sexual infantil na plataforma depois que ele escapou dos dedos da equipe de moderação. Mais recentemente, as transmissões ao vivo retornaram com ameaças à vida animal, decapitação de uma galinha e um falso suicídio. O site então removeu o recurso.
Apesar de sua posição ética e legal questionável, o Pump.fun foi responsável por 62% das transações na Solana em novembro, de acordo com dados on-chain da Dune.
Antes do desenvolvedor da memecoin se incendiar, um ex-funcionário descontente drenou o protocolo em US$ 2 milhões. Ele disse que fez isso porque queria “matar” o projeto, devido a ele “inadvertidamente machucar as pessoas por um longo tempo”.
Jarett Dunn (também conhecido como Stacc no Twitter) se declarou culpado em agosto, mas está tentando retirar a declaração, pois parece que ele está tentando argumentar que o ataque foi feito na tentativa de denunciar a empresa.
“Onde esta empresa está registrada e pagando impostos?”, escreveu Dunn no Twitter, em resposta ao banimento de usuários do Reino Unido.
A Pump.fun é registrada no Reino Unido como Baton Corporation Ltd., com seus funcionários — pelo menos na época do ataque — trabalhando em Londres. Como tal, o banimento de usuários levanta sérias questões sobre o futuro legal da empresa.
O advogado especializado em criptomoedas Preston Byrne, sócio-gerente da Byrne & Storm, alertou sobre isso na semana passada, alegando que o Reino Unido não tolera baixos níveis de moderação de conteúdo — dos quais a plataforma parecia estar sofrendo.
Da mesma forma, o site não tinha “termos de serviço, registro [registro de direitos autorais] DMCA, política de direitos autorais e política de privacidade”, o que Byrne disse que coloca a empresa em uma posição legal precária.
“O fato de que os indivíduos que dizem ser a equipe fundadora são todos residentes no Reino Unido complica um pouco o quadro”, disse Byrne ao Decrypt, “pois significa que o Reino Unido tem maior influência sobre eles do que sobre uma equipe dos EUA”.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.