Imagem da matéria: Pump.Fun remove lives após onda de conteúdos ilícitos de criadores de memecoins
Foto: Shutterstock

A Pump.fun, proeminente plataforma de lançamento de tokens baseada em Solana, disse na segunda-feira (25) que “pausou” o recurso de transmissão ao vivo em sua plataforma, que permitia aos usuários transmitir um feed de vídeo juntamente com a criação de uma memecoin.

Os tokens que utilizavam o recurso de transmissão ao vivo não podem mais ser encontrados em uma categoria usando o menu suspenso na página inicial do Pump.fun e não têm mais um feed de vídeo incorporado em suas respectivas páginas da Pump.fun. Depois que o recurso desapareceu, a empresa confirmou que ele foi removido por motivos de segurança pública.

Publicidade

“Para garantir a segurança absoluta de nossos usuários, interromperemos a funcionalidade de transmissão ao vivo no site por um período indefinido até que a infraestrutura de moderação esteja pronta para lidar com os níveis elevados de atividade”, disse a equipe do site em um comunicado.

O recurso gerou considerável controvérsia e preocupação em toda a comunidade de criptomoedas, com muitos usuários pedindo que o recurso fosse desativado nos últimos dias, pois o conteúdo transmitido ao vivo variava de crueldade contra animais a propostas de automutilação. Algumas figuras notáveis do setor sugeriram que não usariam mais a plataforma se o recurso permanecesse.

O cofundador da Pump.fun, Alon, já havia abordado “preocupações legítimas” sobre o conteúdo da transmissão ao vivo em 22 de novembro, alertando a comunidade via X que “embora defendamos firmemente a liberdade de expressão, é nossa responsabilidade garantir que os usuários não vejam conteúdo claramente repulsivo/perigoso e que os malfeitores não tenham uma plataforma para agir como quiserem”.

A plataforma utiliza uma equipe de moderação de conteúdo para moderar o conteúdo ilícito no site, inclusive “imagens, vídeos, transmissões ao vivo e comentários”.

Publicidade

A Pump.fun já havia sido criticada anteriormente pelo lançamento de seu recurso de vídeo tokenizado, que permitia aos usuários criar uma memecoin usando um vídeo ou arquivo GIF.

A Pump.fun é a maior plataforma de lançamento de tokens baseados em Solana, com uma média de mais de 50 mil novos criptoativos por dia na última semana. O site ajudou a alimentar a explosão das memecoins ao longo de 2024, com vários tokens da plataforma alcançando brevemente as 100 principais criptomoedas por valor de mercado.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: XRP supera Tether e se torna terceira maior criptomoeda

Manhã Cripto: XRP supera Tether e se torna terceira maior criptomoeda

O XRP subiu mais de 71% na semana, para US$ 2,47, e mais 367% nos últimos 30 dias, impulsionado pela mudança dos ventos políticos
Imagem da matéria: Dono do 2GO Bank é preso em operação de combate à evasão de divisas com criptomoedas

Dono do 2GO Bank é preso em operação de combate à evasão de divisas com criptomoedas

Um dos presos, detido na cidade de São Paulo, foi o ex-policial civil Cyllas Elia, dono do 2GO Bank
Imagem da matéria: Quais serão as vantagens da tokenização integrada ao Open Finance?

Quais serão as vantagens da tokenização integrada ao Open Finance?

Entenda como a tokenização adiciona uma camada tecnológica que potencializa o Open Finance
Suspeitos de golpe do Grupo Milton detidos pela polícia da Rússia

Rússia prende golpistas de criptomoedas que roubaram mais de 100 mil pessoas, incluindo brasileiros; veja vídeo

Tendo como alvo pessoas da União Europeia, Reino Unido, Canadá e Brasil, o grupo criminoso teria chegado a gerar uma receita de cerca de R$ 6 milhões, disse o Serviço Federal