Imagem da matéria: Protocolo Optimism lança DAO e planeja airdrop gratuito de token
(Foto: Optimism)

Nesta terça-feira (26), Optimism PBC, a empresa responsável por Optimism, o protocolo de escalabilidade do Ethereum, anunciou que criou sua própria organização autônoma descentralizada (ou DAO, na sigla em inglês).

A DAO, chamada de Optimism Collective, fará o “airdrop” (ou a distribuição gratuita) de tokens OP a 267 mil endereços de carteira Ethereum.

Publicidade

DAOs são grupos desenvolvidos em blockchain que tomam decisões em conjunto ou, geralmente, usam o token nativo de um grupo para tomarem decisões. Neste caso, a Optimism Collective terá a tarefa de pegar a receita gerada pelas taxas de transação da Optimism e transformá-la em bonificações para “bens públicos”.

“Bens públicos”, no mundo físico, são coisas que não pertencem às pessoas — como infraestrutura, transporte público e ar puro. No mundo digital, podem ser software de código aberto e conteúdo. Seguindo essa lógica, o próprio protocolo da Optimism é um bem público, bem como a rede Ethereum.

“A Optimism Collective irá desmentir o mito de que bens públicos não podem ser rentáveis”, afirmou a Optimism Foundation em uma publicação. “A Collective vai fornecer enormes incentivos retroativos para bens públicos que beneficiam a Optimism, o Ethereum e a Collective como um todo.”

Em resumo, considera o financiamento de bens públicos como a alimentação de um efeito do volante de inércia (ou “flywheel”) para a Web 3.

Publicidade

Mecanismo de decisão

A Collective é dividida entre duas “câmaras”. A Câmara de Tokens (ou “Token House”) será responsável por questões como atualizações de software, alocação de caixa e estrutura de incentivos. Já a Câmara dos Cidadãos (ou “Citizens’ House”) irá determinar como o financiamento de bens públicos será distribuído.

Ambos vão usar a votação quadrática — conceito apresentado por Vitalik Buterin, o criador do Ethereum, junto com os acadêmicos  Glen Weyl e Zoë Hitzig. Foi criada para reduzir o impacto de grandes holders de tokens.

Embora muitos modelos de DAOs permitam um voto por token retido, a votação quadrática torna cada voto adicional mais caro do que o anterior. Assim, para votar em algo duas vezes, por exemplo, não iria custar dois tokens, e sim cinco tokens.

Nesta terça-feira, Buterin tuitou que a Collective é “possivelmente a maior tentativa de governança não centrada em holders de tokens por uma DAO até hoje”.

Publicidade
 

A Optimism é chamada de solução de escalabilidade em segunda camada. A blockchain do Ethereum (uma rede de primeira camada) está tão repleta de aplicações descentralizadas (ou dapps) e usuários que se tornou lenta e cara de usar.

Leilões de tokens não fungíveis (ou NFTs), empréstimos descentralizados, conversões de ativos e jogos “play to earn” tomam bastante espaço na blockchain.

A Optimism ajuda a aliviar o congestionamento ao criar uma segunda camada no Ethereum, agrupando muitas transações individuais e unindo-as em uma grande transação.

Em vez de verificar previamente que todas as transações são válidas, a Optimism pressupõe que o são, mas possui um mecanismo para lidar com elas se esse não for o caso (afinal, não é chamada de “Pessimism”, certo?). Em seguida, a segunda camada envia essa transação agrupada de volta à blockchain Ethereum.

De acordo com Bobby Dresser, o líder de produto da Optimism PBC, a ideia de apresentar OP, o novo token nativo da Optimism, é ajudar cripto a escalar. “O caminho a uma superchain deve ser pavimentado com bens públicos”, tuitou ele.

Publicidade

Como parte do lançamento, a Optimism fará o airdrop de 5% do fornecimento inicial de seu token para carteiras que já usaram o protocolo, contribuindo positivamente com comunidades Web 3 ou que podem se beneficiar do uso da tecnologia de escalabilidade — talvez porque o Ethereum está caro demais.

“O airdrop inclui doadores do Gitcoin, usuários da bridge, assinantes de multisig, votantes de snapshot — mesmo se você não usou OP, você pode verificar se você é elegível”, afirmou Dresser.

O grupo reservou mais tokens OP para airdrops futuros.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Solana lança atualização para aliviar problema de congestionamento da rede

Solana lança atualização para aliviar problema de congestionamento da rede

“Esta versão contém melhorias que ajudarão a aliviar o congestionamento contínuo na Rede Solana”, afirmou a conta de atualização do projeto
Imagem da matéria: Brasileiro perde R$ 100 mil ao acreditar que ganharia lucro de 87% em duas horas com criptomoedas 

Brasileiro perde R$ 100 mil ao acreditar que ganharia lucro de 87% em duas horas com criptomoedas 

O golpe envolve várias empresas de fachada e foi divulgado por uma falsa influenciadora digital de finanças
Imagem da matéria: Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Segundo Eric Balchunas, da Bloomberg, as 30 instituições são responsáveis por apenas 0,2% de tudo que o ETF da BlackRock tem
Imagem da matéria: Berachain: a mais recente rival de Ethereum e Solana que arrecadou muito dinheiro

Berachain: a mais recente rival de Ethereum e Solana que arrecadou muito dinheiro

Fundada por desenvolvedores com nomes com temas de urso, Berachain é construída no Cosmos SDK e pretende ser a próxima grande cadeia de camada 1