Hacker, DeFi, BeanStalk, BEAN, blockchain, contratos inteligentes, smart contracts
(Foto: Shutterstock)

A Hedera anunciou nesta sexta-feira (10) que sua rede foi atacada por meio de um exploit no seu protocolo DeFi. Ontem, a própria rede alertou que estava desativando os proxies na rede principal, tornando-a inacessível, por conta de “irregularidades do contrato inteligente”. Agora com as informações atualizadas, a ação serviu para evitar que o invasor roubasse mais tokens do protocolo.

“Hoje, os invasores exploraram o código do Smart Contract Service da rede principal da Hedera para transferir os tokens do Hedera Token Service mantidos pelas contas das vítimas para suas próprias contas”, escreveu a Hedera em uma thread no Twitter.

Publicidade

Um tweet da PeckShieldAlert afirma que o TVL ( Valor Total Bloqueado) na Hedera caiu 33%, indo de US$ 36,1 milhões para US$ 24,6 milhões. Na noite de ontem, o preço do token nativo da Hedera, HBAR, caiu 7% depois do reconhecimento público do incidente. Contudo, no fim da tarde desta sexta, o token segue com leve alta de 0,33%.

De acordo com a Hedera, a equipe já identificou a causa raiz do problema e está trabalhando em uma solução.  

De acordo com o tweet da Hedera, o invasor visou contas usadas como pools de liquidez em várias exchanges descentralizadas (DEXs) que usam o código de contrato derivado do Uniswap v2 para usar o Hedera Token Service.

“Quando os hackers moveram os tokens obtidos por meio desses ataques sobre a @HashportNetwork, os operadores da ponte detectaram a atividade e tomaram medidas rápidas para desativá-la. Equipes trabalharam juntas para investigar o ataque”, diz a sequência das mensagens.

Publicidade

Por fim, a Hedera afirmou que logo que for solucionado o incidente, os membros do conselho assinarão transações para aprovar a implantação do código atualizado na rede principal para remover essa vulnerabilidade, e então retomar a atividade normal da rede.

“Tire seus fundos agora”, aconselhou a conta Ignas DeFi Research no Twiiter, que comentou o assunto. Segundo ele, “Todos os dApps (aplicativos descentralizados) Hedera usando Hedera Token Service (HTS), como tokens LP ou wrapped tokens foram afetados.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de Donald Trump no site worldlibertyfinancial

World Liberty Financial refuta alegações sobre negociação com a Binance

A equipe do projeto apoiado por Trump disse no X que as alegações prejudicam a indústria de criptomoedas
Imagem da matéria: Manhã Cripto: XRP apresenta alta com aprovação de órgão regulador de Dubai para a Ripple

Manhã Cripto: XRP apresenta alta com aprovação de órgão regulador de Dubai para a Ripple

Ripple obteve aprovação da Autoridade de Serviços Financeiros de Dubai para oferecer soluções de pagamento baseadas em blockchain
Donald Trump e os gêmeos Winklevoss. Imagem: Tyler Winklevoss

Corretora dos gêmeos Winklevoss, Gemini entra com pedido de IPO nos EUA

Pessoas familiarizadas com o assunto revelaram que o IPO envolve Goldman Sachs e Citigroup
Imagem da matéria: Maior operadora de bolsa de valores da Alemanha vai oferecer custódia de Bitcoin

Maior operadora de bolsa de valores da Alemanha vai oferecer custódia de Bitcoin

Deutsche Boerse, maior operadora de bolsa de valores da Alemanha, irá passar a oferecer os serviços de custódia e liquidação cripto em abril