Mãos segurando uma peça acrílica com formato do logo da Ethereum ETH -ao fundo uma cidade
Ethereum irá quase quadruplicar de preço ao longo dos anos, preveem algoritmos (Foto: Shutterstock)

Uma atualização altamente esperada da rede Ethereum, chamada Dencun, ultrapassou um grande obstáculo ao ser ativada na rede de testes Sepolia na terça-feira (30). O desenvolvimento segue a ativação na rede de testes Goerli no início deste mês.

A Dencun introduziu o “proto-danksharding” na blockchain de proof-of-stake número um. O Proto-danksharding foi projetado para reduzir os custos de transação para blockchains de segunda camada, tornando a disponibilidade de dados mais barata e, ao mesmo tempo, resolvendo problemas de escalabilidade.

Publicidade

Essa última atualização estabelece as bases para o “danksharding” completo, que leva as reduções de custo e os ganhos de desempenho ainda mais longe.

A Dencun, após a implementação completa, permitirá que a rede Ethereum processe de forma mais econômica mais de 100 mil transações por segundo.

A última das três implementações de testnet, chamada Holesky, está programada para implementar a Dencun no dia 7 de fevereiro. Depois que esse teste for concluído, será definida uma data para a ativação da Dencun na blockchain principal do Ethereum.

“Danksharding é a forma como o Ethereum se torna uma blockchain verdadeiramente escalável, mas há várias atualizações de protocolo necessárias para chegar lá”, escreveu um desenvolvedor do Ethereum no site oficial. “O Proto-Danksharding é uma etapa intermediária ao longo do caminho.”

Publicidade

Blob: novo tipo de transição Ethereum

A atualização do Dencun também introduz os “blobs”, que se destinam a reduzir o custo de rollup na rede principal do Ethereum, primeiro compactando os dados da transação fora da rede, diminuindo a carga de armazenamento e processamento.

Os dados armazenados temporariamente em blobs são necessários apenas por um curto período para verificar as transações e podem ser excluídos com segurança para evitar a sobrecarga da rede. Os controles criptográficos garantem que qualquer alteração nos dados ainda seja detectável, permitindo o manuseio seguro e eficiente dos dados.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

You May Also Like
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Gustavo Scarpa comenta processo contra Willian Bigode: “Favorável”

O jogador que investiu cerca de R$ 6 milhões em um suposto negócio de criptomoedas do ex-companheiro de clube acredita que será ressarcido
Imagem da matéria: Veja as 5 criptomoedas que mais valorizaram em fevereiro

Veja as 5 criptomoedas que mais valorizaram em fevereiro

Indo muito além do Bitcoin, Ethereum e Solana, cinco criptomoedas subiram mais de 100% em fevereiro; confira o ranking
Imagem da matéria: TON salta 40% após Telegram afirmar que usará blockchain para dividir receita publicitária com usuários

TON salta 40% após Telegram afirmar que usará blockchain para dividir receita publicitária com usuários

TON ganhou força após o criador do Telegram, Pavel Durov, explicar que a partir de março uma parte da receita com publicidade será compartilhada com donos de canais no app
Celular com logotipo da BInance

Token Axelar (AXL) dispara 50% após listagem na Binance

O novo ativo poderá ser negociado nos pares com Bitcoin e Lira turca, e com as stablecoins FDUSD e USDT