Imagem da matéria: Projeto de regulação do Bitcoin avança na Câmara dos Deputados
(Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados deferiu na segunda-feira (03) o pedido do deputado federal Vinicius Poit (Novo/SP) para que a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) fosse incluída na pauta de deliberação sobre o Projeto de Lei que trata da regulação de bitcoin e outras criptomoedas.

O despacho inicial proferido no PL 2.060/2019, de autoria do deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade/RJ), não havia incluído a CCTCI na análise de mérito do projeto. Com essa decisão, esse despacho inical será revisto.

Publicidade

Haverá ainda uma outra mudança. Antes dessa decisão, o projeto de lei seria analisado por três comissões: Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS); de Finanças e Tributação (CFT); e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Com a entrada de uma nova comissão para deliberar sobre o PL 2.060/19, de acordo com o documento, será necessário a criação de uma Comissão Especial na Câmara pelo fato de a matéria ter de passar por mais de três Comissões.

“Por versar a referida proposição matéria de competência de mais de três Comissões de mérito, consoante o disposto no art. 34, II, do RICD, decido pela criação de Comissão Especial”.

De acordo com Poit, em seu requerimento, a participação da CDEICS na deliberação dessa proposta de lei se justifica pelo fato de o objeto do projeto é ligado “à seara das inovações tecnológicas, inerentes a telecomunicações, informática, telemática e transmissão de dados”.

Publicidade

De acordo com o deputado, o PL que está tramitando na Câmara é de grande relevância para o ambiente da economia digital no país, uma vez que as criptomoedas “se valem da tecnologia do blockchain em seu modelo de negócio”.

“A regulação, qualquer que seja, pode causar impactos negativos no ambiente digital brasileiro, inviabilizando o avanço tecnológico e a utilização do blockchain em modelos de negócios e da economia digital brasileira”.

Leia também: Bitcoin Banco vai entregar mais de 2500 CPFs de clientes à polícia; usuários se revoltam


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Anderson, ex-Grêmio e Inter, recebeu R$ 14 milhões de roubo do Santander e tentou comprar bitcoin

Ex-jogador réu em caso de lavagem de dinheiro com Bitcoin tem prisão decretada por não pagamento de pensão

Há três anos, o ex-jogador Anderson, com passagens por Grêmio e Inter, virou réu no caso Gerdau/Santander por suspeita de participar de um roubo seguido de lavagem de dinheiro
moeda de Bitcoin em cima de globo terrestre e mundo

Brasil é o 10º país com maior adoção de criptomoedas em 2024, diz estudo

No índice global da Chainalysis, que classifica os 20 principais países em adoção, lideram Índia (1º), Nigéria (2º) e Indonésia (3º); veja lista completa
Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais

BC divulga lista de projetos selecionados para 2ª fase de testes do Drex

Os consórcios participantes vão testar serviços financeiros disponibilizados por meio de smart contracts
Agentes da PF e Receita em ação durante a operação Niflheim

PF caça grupo criminoso que movimentou R$ 55 bilhões em criptomoedas para o exterior

Investigados por lavagem de dinheiro e evasão de divisas, líderes de três grupos atuavam a partir da cidade de Caxias do Sul (RS) e de Orlando (EUA)