Imagem da matéria: Projeto de regulação do Bitcoin avança na Câmara dos Deputados
(Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados deferiu na segunda-feira (03) o pedido do deputado federal Vinicius Poit (Novo/SP) para que a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) fosse incluída na pauta de deliberação sobre o Projeto de Lei que trata da regulação de bitcoin e outras criptomoedas.

O despacho inicial proferido no PL 2.060/2019, de autoria do deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade/RJ), não havia incluído a CCTCI na análise de mérito do projeto. Com essa decisão, esse despacho inical será revisto.

Publicidade

Haverá ainda uma outra mudança. Antes dessa decisão, o projeto de lei seria analisado por três comissões: Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS); de Finanças e Tributação (CFT); e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Com a entrada de uma nova comissão para deliberar sobre o PL 2.060/19, de acordo com o documento, será necessário a criação de uma Comissão Especial na Câmara pelo fato de a matéria ter de passar por mais de três Comissões.

“Por versar a referida proposição matéria de competência de mais de três Comissões de mérito, consoante o disposto no art. 34, II, do RICD, decido pela criação de Comissão Especial”.

De acordo com Poit, em seu requerimento, a participação da CDEICS na deliberação dessa proposta de lei se justifica pelo fato de o objeto do projeto é ligado “à seara das inovações tecnológicas, inerentes a telecomunicações, informática, telemática e transmissão de dados”.

Publicidade

De acordo com o deputado, o PL que está tramitando na Câmara é de grande relevância para o ambiente da economia digital no país, uma vez que as criptomoedas “se valem da tecnologia do blockchain em seu modelo de negócio”.

“A regulação, qualquer que seja, pode causar impactos negativos no ambiente digital brasileiro, inviabilizando o avanço tecnológico e a utilização do blockchain em modelos de negócios e da economia digital brasileira”.

Leia também: Bitcoin Banco vai entregar mais de 2500 CPFs de clientes à polícia; usuários se revoltam


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Talvez você queira ler
Agentes da PF e Receita cumprindo mandados de apreensão

Polícia Federal derruba quadrilha de doleiros que usava criptomoedas para praticar evasão de divisas

Na estimativa das autoridades, o esquema criminoso movimentou pelo menos R$ 4 bilhões de forma ilegal
cédulas de 100 e 200 reais

Cresce número de brasileiros que sacam dinheiro em caixas eletrônicos

De acordo com o levantamento, 54% dos pesquisados disseram que o saque é uma das principais operações realizadas cotidianamente
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi