Imagem da matéria: Projeto de Lei que cria imposto para criptomoedas na Índia será votado amanhã
Foto: Shutterstock

O Parlamento da Índia vai votar na quinta-feira (24) um projeto de lei de reforma tributária que também prevê a tributação de criptomoedas. As discussões já ocorreram com membros da Câmara dos deputados cujas expectativas é de que as novas diretivas sejam aprovadas até o final do dia.

“A menos que grandes mudanças sejam feitas no primeiro texto do projeto de lei de finanças proposto, sua aprovação é meramente uma formalidade”, disse o analista político Shehnaz Ahmed, segundo publicação do Coindesk.

Publicidade

As propostas de tributação de criptomoedas incluem o imposto de 30% sobre qualquer renda proveniente de criptomoedas, sem deduções ou isenções. Subhash Garg, ex-secretário do Departamento de Assuntos Econômicos do Ministério das Finanças, disse não esperar que haja mudanças nesse quesito por parte do governo.

“Não espero que o governo faça nenhuma alteração nas propostas”, disse Garg, que foi o responsável pelo primeiro texto do projeto de lei.

Criptomoedas na Índia

Desde que começaram a circular notícias sobre a regulamentação das criptomoedas na Índia, houve confusão se seria uma regulação pró ou contra o setor, ou seja, ao tributá-la, muitos pensaram que o Bitcoin, por exemplo, seria considerado legal no país, ressalta o Coindesk.

Ainda segundo o site, relatórios indicaram que o governo também está trabalhando para taxar criptomoedas sob a lei de impostos sobre bens e serviços. Outro ponto, diz o texto, é que os atuais 18% de taxa paga pelas corretoras de criptomoedas passam a ser de 28%, o mesmo cobrado por empresas de jogos de azar, como as corridas de cavalos.

Publicidade

Banco central e regulador de anúncios

Se depender do banco central do país, o setor pode sofrer ainda mais no futuro.

Em fevereiro, o presidente do Reserve Bank of India (RBI) Shaktikanta Das reiterou suas críticas ao setor ao afirmar que as criptomoedas “uma grande ameaça à nossa estabilidade macroeconômica e financeira”. Na ocasião, disse também que investidores cripto devem “ter em mente que elas não têm valor implícito – nem mesmo uma ‘tulipa’”.

Também no mês passado, o Conselho de Padrões de Propaganda da Índia (ou ASCI, na sigla em inglês) publicou orientações que abrangem a publicidade de criptoativos após descobrir que diversos anúncios “não informavam de forma adequada” os riscos associados às criptomoedas.

Portal do Bitcoin Summit

O primeiro evento do Portal do Bitcoin será gratuito e online! Jogos NFT, movimentações em Brasília, como receber investimentos na sua startup de criptomoedas e muito mais. Inscreva-se aqui: https://portaldobitcoin.uol.com.br/summit/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: CEO da Grayscale deixa cargo: "Momento certo para transição"

CEO da Grayscale deixa cargo: “Momento certo para transição”

A Grayscale, uma das maiores gestoras de criptomoedas do mundo, anunciou que Michael Sonnenshein está deixando o cargo de CEO
Bob Burnquist

Bob Burnquist e sua cruzada para empoderar os artistas por meio da Web3

O skatista é membro ativo de duas DAOs e participou do Ethereum Rio para falar sobre como as comunidades estão se tornando um novo meio de conexão para os artistas
Braço robótico expõe moeda de Ethereum ETH

Algoritmos de Aprendizado de Máquina preveem preço do Ethereum para início de junho

No curto prazo, o algoritmo determinou que o ETH está passando por uma tendência neutra
Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais

Banco Central adia Drex para realizar novos de testes de privacidade

BC explica que primeira fase de testes foi focada em elementos de privacidade, mas as soluções encontradas “ainda não estão maduras”