Imagem da matéria: Projeto de lei na Paraíba determina que empresas de criptomoedas provem que não são esquema ponzi
Foto: Shutterstock

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Estadual da Paraíba aprovou o Projeto de Lei 3155/2021, que regula o mercado de criptomoedas.

O objetivo é que as empresas que promovem a compra e venda de criptomoedas provem anualmente que não são esquemas de pirâmide.

Publicidade

O texto é de autoria de autoria do deputado Wilson Filho (PTB) e tem duas disposições importantes: determina que toda empresa que ofereça compra e venda de criptomoedas deve enviar um relatório anula para o Ministério Público e Procon, e que esse documento deve comprovar que a empresa tem capacidade de retornar todo o dinheiro investido pelos clientes em caso de uma retirada massiva das aplicações.

Na justificativa para o projeto de lei, Wilson Filho afirma que a compra e venda de criptomoedas é claramente uma relação de direito do consumidor.

Assim, “para dar mais segurança ao consumidor paraibano”, a empresas devem enviar o relatórios para que “mesma demonstre não se tratar de em esquema ponzi”.

Definições de criptomoedas e blockchain

Além disso, traz a definição do que são criptomoedas (“moeda digital que utiliza a tecnologia blockchain para realizar suas transações”) e o que é blockchain (“livro-razão eletrônico compartilhado e imutável que facilita o processo de registro de transações e o rastreamento de ativos em uma rede empresarial”).

Publicidade

O artigo 2º determina que o relatório enviado deve detalhar “quais os investimentos feitos, de que forma são feitos e quais foram os balanços econômicos de ganho/perda”.

O PL também estipula o consumidor que quiser, deve ter acesso a esse relatório em até 60 dias após fazer o pedido.

Como penalização, o texto prevê multa e fechamento imediato da empresa caso as providências sigam sendo desrespeitadas. O projeto agora irá ao Plenário para votação de todos os deputados estaduais da Assembleia.

Talvez você queira ler
Exibição de NFTs na Christie''s

Como a venda quase por acaso de um NFT por US$ 69 milhões criou um gigante da Web3

Christie’s foi a responável pela venda da obra “Everydays: The First 5000 Days”, de Beeple, em um ato que mudou a história dos leilões
Celular com logotipo da BInance

Binance lista oito novos pares de negociação e remove outros 23; veja data e horários

Plataforma ampliou o número de pares de negociação para tokens como Celestia (TIA) e Pancake (CAKE)
antonio neto e fabricia campos braiscompany 4

Vítima que perdeu R$ 20 milhões na pirâmide Braiscompany depõe perante a Justiça

A previsão é que os réus detidos por participação no esquema da Braiscompany sejam interrogados na próxima semana
Imagem da matéria: Quem é Javier Milei? O novo presidente bitcoiner da Argentina

Quem é Javier Milei? O novo presidente bitcoiner da Argentina

Diante da hiperinflação e do rápido declínio do valor do peso, a Argentina elegeu Javier Milei, pró-Bitcoin, como presidente