Imagem da matéria: Procurador-geral nomeado por Trump se envolveu em fraude com criptomoeda
(Foto: Shutterstock)

A nomeação de Matthew G. Whitaker a Procurador-Geral dos Estados Unidos realizada pelo presidente Donald Trump na semana passada tem dado muita discussão acerca de transgressões do político e advogado, segundo publicação do Mother Jones na última quarta-feira (14).

O motivo é que, em 2014, ele emprestou seu nome a um projeto de criptomoeda bizarro e duvidoso. E a pergunta que não se cala é como uma pessoa que trabalhava com uma empresa acusada de fraudar consumidores seria uma das principais autoridades dos Estados Unidos?

Publicidade

À época, a empresa de Miami Beach, World Patent Marketing havia anunciado o lançamento de um banheiro masculino que tinha mictórios projetados especialmente para homens ‘bem dotados’ a fim de evitar o contato do seu órgão genital com a porcelana ou com a água.

Junto com o projeto, a empresa, na ocasião, também havia comunicado que Whitaker fazia parte do seu Conselho. Ela cobrava grandes taxas para supostamente ajudar os inventores a promover seus produtos, diz o site.

“Matthew G. Whitaker, ex-procurador dos EUA e candidato republicano ao Senado dos Estados Unidos é parte do conselho consultivo da empresa”, disse a World Patent Marketing na época.

No entanto, o banheiro especial não era a única oferta da empresa. Ela vendia uma série de invenções excêntricas, incluindo uma “commodity baseada em tempo de viagem atrelado diretamente ao preço do Bitcoin”, diz a reportagem.

Publicidade

O serviço se chamava ‘Time Travel X’ que por trás teria um token para investimentos e criação de uma comunidade, mas a criptomoeda nunca foi criada.

O assunto veio à tona quando repórteres começaram a divulgar os feitos passados de Whitaker, não só do ‘banheiro’, mas vários declarações em rádio e TV que ele mesmo se questionava sobre sua capacidade.

As autoridades federais, então, disseram que a World Patent Marketing era uma farsa, tanto que um juiz federal fechou a empresa no ano passado e a multou em US$ 26 milhões.

Isso aconteceu depois que a Comissão Federal de Comércio, agência americana que promove a proteção de consumidores, descobriu que o negócio envolvia milhares dólares referentes a tarifas cobradas de clientes com base em falsas promessas de lucro, diz a reportagem.

Publicidade

Whitaker negou que fez parte das fraudes da empresa, mas os registros públicos, como respostas agressivas a clientes insatisfeitos, mostram que ele tinha um envolvimento considerável com a World Patent Marketing.

E mais. Em um comunicado de imprensa divulgado pelo PRWeb em 2014, Whitaker defendeu a empresa com a seguinte frase.

“Como um ex-procurador dos EUA, eu apenas me alinharia com uma organização de primeira classe”.

A Whitaker, a empresa pagou pelo menos US$ 9 mil. Ele defendeu a organização contra os críticos, solicitou novos negócios, apareceu em pelo menos um vídeo promocional e supostamente atuou como advogado externo da firma.

De acordo com o Mother Jones, o caso está sob investigação do FBI e um processo de dezembro de 2016, onde a empresa acusada de fraude foi alvo de uma ação coletiva, segue suspenso enquanto a ação da Comissão Federal de Comércio avança.

Já na Câmara, quatro democratas anunciaram uma investigação sobre o envolvimento de Whitaker com o World Patent Marketing e solicitaram o documentos relacionados ao seu trabalho com a empresa, observando que se trata de uma questão de “ser apto a servir ao cargo de confiança”.

Publicidade

Whitaker foi nomeado no dia 07 de novembro quando Jeff Sessions renunciou ao cargo a pedido do presidente dos EUA.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Parlamento da Rússia aprova projeto de lei que obriga uso de CBDC já em 2026

Parlamento da Rússia aprova projeto de lei que obriga uso de CBDC já em 2026

Projeto estabelece que comerciantes com receita anual superior a 120 milhões de rublos deverão aceitar CBDC a partir de 1º de setembro de 2026
grande moeda de bitcoin e pessoas em baixo

Gestora que já chamou o Bitcoin de “imaturo” é hoje a maior acionista da Strategy

A Vanguard possui mais de 20 milhões de ações da Strategy, a empresa de Michael Saylor que se tornou uma proxy do BTC
Imagem da matéria: Criador do Bitcoin já é mais rico que Bill Gates

Criador do Bitcoin já é mais rico que Bill Gates

A fortuna de Satoshi Nakamoto também já supera a de Michael Dell e se aproxima do patrimônio de Warren Buffett
Imagem da matéria: Bitcoin entra em fase de descoberta de preço: o que vem a seguir?

Bitcoin entra em fase de descoberta de preço: o que vem a seguir?

O Bitcoin rompeu uma importante barreira. Mas será que conseguirá manter o impulso de alta? Vamos analisar os gráficos