Em meio à controvérsia da memecoin TST, que o cofundador da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, fez valorizar 22.500% “sem querer”, ele veio a público criticar o processo de listagem da Binance.
CZ apontando que o intervalo de quatro horas entre o anúncio e a listagem permite que traders manipulem os preços antes do início das negociações na exchange.
“Como observador, acho que o processo de listagem da Binance está um pouco quebrado”, tuitou CZ. “Eles anunciam e depois listam quatro horas depois.”
“O período de aviso é necessário, mas, nessas quatro horas, os preços dos tokens disparam nas DEXs [exchanges descentralizadas], e então as pessoas vendem na CEX [exchange centralizada]… Não sei se há uma solução para isso. Apenas fiquem atentos”, alertou o empresário.
Embora a febre das memecoins não dê sinais de desaceleração, CZ continua focado nos “fundamentos”.
“Há muito dinheiro pronto para ser investido no mercado… muitas oportunidades”, acrescentou. “Você precisa construir coisas que as pessoas queiram.”
Caso TST
Os comentários de CZ surgem após a polêmica envolvendo o token Test (TST), uma memecoin criado para um vídeo tutorial da Binance que inesperadamente atingiu um valor de mercado de US$ 500 milhões antes de colapsar.
O TST foi projetado como uma ferramenta educacional em um tutorial da BNB Chain sobre como lançar memecoins na plataforma Four.Meme.
No entanto, em um momento quase imperceptível, o nome do token apareceu aos 1 minuto e 18 segundos do vídeo, desencadeando especulação.
Apesar da BNB Chain ter deletado o vídeo, já era tarde demais — influenciadores chineses do mercado cripto começaram a promovê-lo, alimentando uma onda de compras.
CZ reiterou várias vezes que não teve envolvimento no caso, mas os traders continuaram impulsionando o preço.
“Este NÃO é um token oficial da equipe da BNB Chain ou de qualquer outra pessoa”, tuitou ele na última quinta-feira. “É apenas um token de teste usado para aquele vídeo tutorial. Nada mais.”
CZ diz que não tem NFTs ou memecoins
O ex-CEO da Binance negou ser um investidor de memecoins ou NFTs, atribuindo sua ascensão à especulação e ao escrutínio regulatório sobre tokens utilitários.
No domingo, CZ reafirmou seu compromisso com os “fundamentos” no mercado cripto, distanciando-se da cultura de hype das memecoins, que continua a dominar parte da indústria.
“Eu ainda não comprei uma única memecoin”, tuitou CZ no domingo, acrescentando que seus investimentos se limitam ao Bitcoin e ao BNB.
Leia Também
“Não sou fã de carros esportivos; não coleciono arte; não comprei nenhum NFT; também não comprei a maioria das altcoins”, escreveu CZ. “Mas não sou contra nada disso.”
Embora CZ tenha se afastado das operações diárias da Binance, suas palavras ainda influenciam o mercado.
“As últimas declarações de CZ destacam o debate entre especulação e utilidade”, disse Vedang Vatsa, fundador da Hashtag Web3, ao Decrypt. “À medida que a especulação cresce, traders e desenvolvedores podem precisar se adaptar com inteligência às dinâmicas do mercado.”
Apesar de sua falta de interesse em comprar memecoins, CZ deixou claro que também não é contra elas.
“Não estar ‘interessado’ em algo não significa que sou contra”, disse ele, afirmando que fez grandes esforços para apoiar muitas altcoins na indústria cripto.
A ascensão dos meme coins
CZ também compartilhou sua visão sobre a popularidade das memecoins, sugerindo que o escrutínio regulatório sobre tokens utilitários pode ter contribuído para esse fenômeno.
O ex-CEO da Binance observou que, nos últimos quatro anos, uma “poderosa agência reguladora” processou “qualquer um que tivesse um token utilitário, alegando falsamente que eram valores mobiliários”. Isso, segundo ele, levou os projetos a lançarem memecoins em vez de tokens utilitários.
Embora CZ não tenha citado nominalmente a agência reguladora em questão, o mercado cripto enfrentou intenso escrutínio sob o governo Biden, especialmente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) durante a gestão do ex-presidente Gary Gensler, que repetidamente classificou ativos cripto como valores mobiliários.
CZ tem experiência própria em estar sob o radar da SEC; em 2023, a agência processou ele e a Binance por violações de valores mobiliários, antes de sua saída da exchange como parte de um acordo multibilionário com o Departamento de Justiça dos EUA. Em novembro passado, advogados da Binance e de CZ apresentaram uma petição para rejeitar uma ação civil movida pela SEC. Neste acordo, CZ acabou ficando preso por quatro meses nos EUA.
Com o novo presidente dos EUA, Donald Trump, adotando uma postura mais favorável às criptomoedas, a indústria pode ver uma mudança regulatória que permita uma adoção mais ampla de tokens utilitários.
Além da questão regulatória, CZ destacou que os traders naturalmente se inclinam à especulação, e as memecoins se encaixam bem nesse modelo.
“Coisas com valor tangível claro são mais difíceis de especular”, afirmou ele, apontando que ativos estáveis com avaliações previsíveis tendem a atrair menos atividade de negociação.
Esta não é a primeira vez que CZ expressa preocupações sobre a febre das memecoins.
Em novembro, ele comentou sobre a natureza extrema das promoções de memecoins, dizendo que “está ficando um pouco estranho agora”.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.