Investidor em desespero
Foto: Shutterstock

Parece não haver fundo do poço para o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC): as ações do maior fundo de Bitcoin do setor atingiram um desconto recorde de 35,18% frente ao BTC na última sexta-feira (23).

As ações do GBTC permitem que os investidores negociem ações em fundos que detêm pools de Bitcoin, com cada ação rastreando o preço do Bitcoin. O objetivo é dar aos investidores tradicionais exposição à principal criptomoeda, sem a necessidade de comprar e manter o próprio ativo.

Publicidade

Desde a sua criação, em setembro de 2013, o GBTC historicamente é negociado com um prêmio elevado para identificar os preços do Bitcoin. Durante anos, isso costumava ser uma opção bastante atraente para os investidores, mesmo apesar de uma alta taxa de administração anual de 2%.

No entanto, a confiança ficou negativa e começou a ser negociada com desconto para identificar os preços do Bitcoin no final de fevereiro do ano passado, após o lançamento de vários ETFs de Bitcoin no Canadá.

Um desconto no valor pode parecer uma pechincha, pois permite que os investidores comprem “ações” em Bitcoin abaixo do valor real de mercado. Ainda assim, ele vem com um problema: não há mecanismo de resgate para GBTC.

Isso significa que a negociação de arbitragem de comprar as ações com desconto, resgatá-las e, em seguida, vender o subjacente com lucro está fechada. Quaisquer detentores de GBTC estão simplesmente presos a um ativo em queda ou forçados a vender com prejuízo (dependendo de quando pegaram suas ações).

Publicidade

De acordo com o site da Grayscale, o GBTC atualmente detém US$ 11,9 bilhões em ativos sob gestão.

Fundo ETF de Bitcoin: Missão impossível?

A gestora de investimentos Grayscale vem argumentando há muito tempo que a melhor maneira de resolver o problema é converter seu produto GBTC em um ETF Bitcoin – um fundo negociado em bolsa lastreado diretamente em Bitcoin, pois ajudaria a trazer o produto de volta ao valor do subjacente.

No caminho da empresa, no entanto, está a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, que ainda não deu luz verde a nenhum ETF “spot” de Bitcoin para investidores americanos – embora tenha aprovado vários ETFs de futuros de Bitcoin.

A SEC rejeitou o pedido da Grayscale para converter o GBTC em um ETF Bitcoin em junho, dizendo que não fez o suficiente para proteger os investidores de “atos e práticas fraudulentas e manipuladoras”.

A decisão levou a Grayscale a processar o regulador, com o CEO Michael Sonnenshein afirmando que a empresa de investimento continuará a alavancar todos os seus recursos para defender seus investidores e o “tratamento regulatório equitativo dos veículos de investimento Bitcoin”.

Publicidade

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração do famoso sapo pepe

PEPE salta 19% e bate recorde após boato de listagem na Coinbase e hype da GameStop

As últimas 24 horas foram uma tempestade perfeita para Pepe: Roaring Kitty voltou causando um boom das memecoins, ao mesmo tempo que se espalhou rumores de listagem na Coinbase
Imagem da matéria: Vitalik Buterin critica prisão de dev do Tornado Cash: "Realmente lamentável"

Vitalik Buterin critica prisão de dev do Tornado Cash: “Realmente lamentável”

O fundador do Ethereum nem se importou em comentar sobre os ETFs, mas refletiu sobre a recente condenação de um desenvolvedor do Tornado Cash
Presidente do Banco Central Roberto Campos Neto falando diante de um microfone

Presidente do Banco Central se reúne com MB um dia após anunciar agenda da regulação do mercado cripto

O Banco Central divulgou ontem os próximos passos para a regulação do setor cripto e espera concluir o processo até o final de 2024
Imagem da matéria: CEO da Grayscale deixa cargo: "Momento certo para transição"

CEO da Grayscale deixa cargo: “Momento certo para transição”

A Grayscale, uma das maiores gestoras de criptomoedas do mundo, anunciou que Michael Sonnenshein está deixando o cargo de CEO