Imagem da matéria: Presidente do BC do Brasil Recua e Muda o Tom nas Críticas ao Bitcoin
Ilan Goldfajn em evento sobre spread bancário em São Paulo. Foto (Foto: Cláudio Rabin/Portal do Bitcoin)

O presidente do banco central do Brasil, Ilan Goldfajn, baixou virulência das críticas ao Bitcoin e classificou-o como “um ativo arriscado”. O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (27) durante um evento sobre spread bancário promovido pela Febraban em São Paulo.

Em dezembro do ano passado, ele havia dito que as criptomoedas eram uma típica bolha e pirâmide, conforme o jornal Valor Econômico.

Publicidade

Desta vez, porém, Goldfajn foi bem mais ameno e, em alguns pontos, elogioso: “O Bitcoin tem uma tecnologia por trás, o Blockchain, que tem tido sucesso. É uma inovação que deve ser incentivada”.

Em seguida, o presidente do BC comentou outros dois pontos sobre o tema. Primeiro, sobre a natureza econômica da criptomoeda mais famosa. Afirmou que não poderia ser tratada como moeda por causa da alta flutuação e da falta de um banco central por trás como garantia.

“O Bitcoin não é uma moeda, é um ativo. Quem está investindo tem que saber que é arriscado”.

Ele novamente usou o exemplo do risco que alguns americanos estavam entrando ao hipotecar as casas para investir em BTC. “Não é o que eu chamaria de prudente”.

O segundo ponto levantado foi sobre as atividades ilegais. Goldfajn disse que nos últimos anos os canais vêm se estreitando e, portanto, havia uma preocupação para que esses novos ativos fossem um canal para atividades ilegais. “No nosso alerta, a gente disse que o ilegal é ilegal independentemente da atividade”.

Publicidade

Embora o tom crítico tenha se mantido, cabe notar a mudança de tom sobre as criptomoedas. Em vez do ataque frontal, o comentário foi leve, pontuado até mesmo por um elogio.

Leia Também: Wikipédia: Bitcoin Foi o 9º Artigo Mais Visualizado em 2017

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Bitcoin no centro de dados IA

Algoritmos de Aprendizado de Máquina preveem preço do Bitcoin para 30 de abril

Inteligência artificial prevê para o último dia deste mês que o preço do Bitcoin passe por um ligeiro ajuste
Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó do Bitcoin"

Livro sobre a ascensão e a queda do “Faraó do Bitcoin” chega às livrarias em maio

Os jornalistas Chico Otávio e Isabela Palmeira contam sobre o golpe de R$ 38 bilhões do Faraó do Bitcoin que usou criptomoedas como isca
Paolo Ong, da SEC Filipinas

Termina prazo para saída da Binance das Filipinas e reguladores avisam: “Não há como sacar fundos após bloqueio”

“Não podemos endossar nenhum método de como retirar seu dinheiro agora que a ordem de bloqueio foi emitida”, disse o regulador filipino
Baleia dourada envolto a moedas de bitcoin

Baleia adormecida por 14 anos movimenta R$ 17 milhões em Bitcoin

As transações dos 50 BTCs oriundos da recompensa de bloco em 2010 ocorreram nesta manhã de segunda-feira (15)