Imagem da matéria: Presidente de El Salvador afirma que alta do Bitcoin fez sua estratégia ficar lucrativa
Nayib Bukele, presidente de El Salvador e defensor do bitcoin (Foto: Reprodução/Twitter)

A recuperação do Bitcoin para uma alta de 18 meses acima de US$ 42 mil levou as compras de BTC de El Salvador para o lucro, disse o presidente do país, Nayib Bukele.

Em uma postagem no Twitter, Bukele anunciou que, com o preço de mercado atual do Bitcoin, o país teria um lucro de cerca de US$ 3,6 milhões se vendesse suas participações.

Publicidade

“É claro que não temos intenção de vender; esse nunca foi nosso objetivo”, acrescentou Bukele, observando que o país está “totalmente ciente de que o preço continuará a flutuar no futuro” e que sua estratégia de longo prazo não foi afetada.

Bukele também usou seu tweet para criticar os críticos da mídia, apontando para “literalmente milhares de artigos e reportagens que ridicularizaram nossas supostas perdas” e exigindo que eles “relatem essa nova realidade com a mesma intensidade que relataram a anterior”.

Bitcoin e El Salvador

Em junho de 2021, Bukele anunciou que o BTC passaria a ter curso legal em El Salvador, com a Lei do Bitcoin do país entrando em vigor em setembro.

Ao mesmo tempo, El Salvador começou a comprar Bitcoin para suas reservas, como uma proteção estatal contra a inflação para compensar a dependência do país de remessas em dólares americanos. Em novembro de 2022, Bukele aumentou a taxa de compras do país para um Bitcoin por dia.

Publicidade

A adoção do BTC por El Salvador se mostrou controversa no país e no exterior, com a aprovação da lei sendo recebida com protestos, enquanto todos, desde professores universitários até legisladores dos EUA, castigaram a “aposta descuidada” de Bukele.

Bukele enfrentou os críticos, contratando o autor de “The Bitcoin Standard”, Saifedean Ammous, como consultor econômico. E ele tem motivos para se alegrar: El Salvador não deixou de pagar suas enormes dívidas nacionais no ano passado, e os títulos do país proporcionaram aos investidores retornos consideráveis.

Embora seja difícil determinar exatamente quantos Bitcoins o país comprou para suas reservas, o site NayibTracker, que rastreia as compras de Bitcoins do país com base nos tweets de Bukele, relata que, desde que o presidente acessou a rede social para fazer sua postagem comemorativa, as compras de Bitcoins do país voltaram a cair.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

You May Also Like
Imagem da matéria: Processo da CVM contra Binance pode demorar mais 3 anos para ser concluído

Processo da CVM contra Binance pode demorar mais 3 anos para ser concluído

Órgão informou que prazo máximo para apreciação do caso é 1.518 dias úteis, sendo que se passaram apenas 598 dias corridos do caso Binance
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Circle retira suporte para USDC na Tron; Volume de ETF da VanEck sobe mais de 1.000%

Manhã Cripto: Circle retira suporte para USDC na Tron; Volume de ETF da VanEck sobe mais de 1.000%

Enquanto isso, as duas maiores criptomoedas, Bicoin e Ethereum, registram leves perdas após vários dias de fortes ganhos
Imagem mostra mix de moeda de bitcoin, formulário de imposto e bandeira dos EUA

Receita Federal dos EUA contrata ex-executivo da Binance para fiscalizar traders de criptomoedas

A contratação do executivo se soma aos esforços do IRS na fiscalização da área de ativos digitais
Imagem da matéria: Honduras proíbe cripto em bancos, contrariando tendências regionais do Bitcoin

Honduras proíbe cripto em bancos, contrariando tendências regionais do Bitcoin

A América Latina é mais favorável às criptomoedas do que a maioria das regiões, mas Honduras as excluiu — e derivativos como ETFs também