Gary Gensler, presidente da SEC
Gary Gensler, presidente da SEC (Foto: Reprodução/YouTube)

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Gary Gensler, usou um discurso sobre o “bem público” das divulgações de dados de empresas para criticar especificamente a indústria de criptomoedas.

Gensler, cujo mandato no comando da agência tem sido marcado por uma batalha contra o que ele argumenta ser uma indústria em grande parte fora dos conformes, sugeriu que as empresas de ativos digitais estão entre aquelas que buscam “reduzir o regime de divulgação da SEC”, que exige que as empresas registrem títulos e forneçam informações aos investidores sobre eles.

Publicidade

“Existem participantes nos mercados de valores mobiliários cripto que procuram evitar esses requisitos de registro”, disse ele em discurso em um evento na Faculdade de Direito de Columbia, segundo informou o CoinDesk. “Nenhum registro significa nenhuma divulgação obrigatória”.

“Muitos concordariam que os mercados de criptomoedas poderiam usar um pouco de desinfetante”, acrescentou Gensler.

O regulador está buscando diversas ações coercivas contra empresas que acusa de não se registrarem como exchanges e de listarem títulos não registrados, caso da Coinbase e Binance. Ele também está investigando o Ethereum (ETH), potencialmente considerando classificar esse ativo como um valor mobiliário – ao contrário do Bitcoin (BTC).

O discurso de Gensler de que as plataformas cripto precisam ser registradas poderá ser testada em breve. A primeira empresa aprovada para se tornar uma corretora de criptomoedas para fins especiais, Prometheum, está se preparando para lançar seu negócio aos clientes, disseram executivos segundo o CoinDesk.

Enquanto isso, a Coinbase pediu a um tribunal de apelações que interviesse e forçasse a SEC a se envolver em regras específicas para criptomoedas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Fundos de criptomoedas têm semana positiva apesar da pressão da Mt. Gox e Alemanha

Fundos de criptomoedas têm semana positiva apesar da pressão da Mt. Gox e Alemanha

Fundos de criptomoedas tiveram entradas líquidas de US$ 441 milhões após quatro semanas de saídas, com investidores vendo oportunidade na queda dos preços
Imagem da matéria: Sinais mistos deixarão Bitcoin "instável" nos próximos meses, diz Coinbase

Sinais mistos deixarão Bitcoin “instável” nos próximos meses, diz Coinbase

O terceiro trimestre de 2024 começou com um “tom amargo” graças às vendas de Bitcoin da Alemanha e da Mt. Gox, diz a Coinbase Research
Carteira de couro aberta mostra várias criptomoedas físicas

As 9 criptomoedas que podem disparar em julho

Analistas ouvidos pelo Portal do Bitcoin indicam quais criptomoedas têm potencial de alta para o mês de julho
Moedas de bitcoin sob bandeira da Argentina

Argentina sanciona lei que permite aumento de capital de empresas com criptomoedas

Javier Milei também nomeou um especialista em blockchain para liderar Agência Federal de Segurança Cibernética