O prefeito de Miami, Francis X. Suarez, se lançou candidato à Presidência dos EUA na quarta-feira (14). Conhecido como “Prefeito Bitcoin”, Suarez já disse que quer que a cidade seja um centro global de criptoativos, investindo pessoalmente em criptomoedas e recebendo seu salário do governo e seu plano de aposentadoria em Bitcoin.
Suarez oficializou sua candidatura pelo Partido Republicano na Comissão Eleitoral Federal, o que significa que ele desafiará o ex-presidente Donald Trump pela nomeação do seu partido.
Suarez se junta a uma lista crescente de candidatos presidenciais republicanos que procuram cortejar o voto dos usuários da maior criptomoeda.
O governador da Flórida e também candidato à nomeação do Partido Republicano, Ron DeSantis, anunciou que o estado aceitaria o Bitcoin como pagamento de empresas por impostos estaduais no ano passado, embora o anúncio não incluísse pessoas físicas. Desantis também assinou um projeto de lei proibindo o eventual uso de um dólar digital do governo federal (CBDC) na Flórida.
Durante uma conversa no Twitter Spaces com o então CEO do Twitter, Elon Musk, DeSantis disse que o futuro da criptomoeda dependia do atual presidente dos EUA, Joe Biden, não ser reeleito.
“O governo atual, claramente, está contra o Bitcoin”, disse DeSantis. “E se continuar por mais quatro anos, eles provavelmente acabarão sufocando o Bitcoin nos EUA.”
Outro candidato republicano que busca o voto do Bitcoin é o empresário Vivek Ramaswamy, que, durante a Conferência Bitcoin de 2023, disse que o Bitcoin não deveria ser regulamentado como um valor mobiliário.
Competition breeds innovation. Bitcoin should not be regulated as a security. Will explain more at the @TheBitcoinConf on Saturday. @Bitcoin #Bitcoin #Bitcoin2023 pic.twitter.com/CtMPxIwsMR
— Vivek Ramaswamy (@VivekGRamaswamy) May 17, 2023
Mas os republicanos não são os únicos a colocar o Bitcoin na sua plataforma de campanha. O candidato à nomeação presidencial do Partido Democrata, Robert F. Kennedy Jr., também apareceu na Conferência Bitcoin para mostrar seu apoio ao ativo digital, prometendo defender o Bitcoin contra a “vigilância invasiva”.”
“Como presidente”, disse Kennedy, “garantirei que seu direito de manter e usar o Bitcoin seja inviolável, [e] defenderei o direito de autocustódia.”
O defensor de longa data do Bitcoin e ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, recentemente se manifestou em apoio a Kennedy, compartilhando um vídeo de Kennedy dizendo que ele pode derrotar o ex-presidente Donald Trump e o governador DeSantis com o comentário: “ele pode e vai.”
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Não perca dinheiro. No Mercado Bitcoin, você pode fazer staking de Ethereum de maneira segura e simples. Abra sua conta agora e comece a ganhar recompensas sobre seus investimentos em criptomoedas