Imagem da matéria: Poupança ainda deixa as criptomoedas "comendo poeira" no Brasil, revelam Anbima e Datafolha
Shutterstock

A Caderneta de Poupança ainda é o investimento favorito dos brasileiros, muito à frente das demais opções. Essa é uma das conclusões da 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro. A pesquisa, relativa ao ano de 2022, mostra que 26% dos entrevistados possui aplicação na modalidade.

É um valor muito superior ao das outras opções. O levantamento revela que na segunda posição vem os fundos de investimento — 6% dos homens e 3% das mulheres optam pela modalidade — e deixa as criptomoedas “comendo poeira”: apenas 5% dos homens e 1% das mulheres disseram ter valores aplicados em cripto.

Publicidade

O inverno cripto de 2022 — nome como ficou conhecida a crise do setor – parece ter freado qualquer possibilidade de aumento desses percentuais.

A pesquisa mostra que o 1% relativo às investidoras é a mesma proporção que havia sido registrada em 2021; mesmo entre os homens, o crescimento foi modesto, de apenas 1 ponto percentual frente aos 4% do ano anterior.

O Raio-X é uma pesquisa anual realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha.

Uma das boas notícias trazidas pelo estudo é o aumento total da quantidade de mulheres investidoras no Brasil, quando se leva em conta todos os tipos de investimento. O Raio-X mostra que 33% das brasileiras disseram ter dinheiro em algum produto financeiro em 2022, contra os 28% apurados no ano anterior.

Publicidade

O aumento no número de investidoras é uma tendência que também foi confirmada pela Receita Federal mesmo dentro do universo cripto. Números da entidade mostram que, em janeiro de 2022, as mulheres foram responsáveis por 15,7% das transações de criptoativos — um número que saltou para 25,8% em janeiro de 2023.

Perfil da mulher investidora

Na análise do perfil das mulheres que investem, o Raio-X mostra que 44% delas têm ensino médio e 35% têm o ensino superior, com faixa etária concentrada entre 35 e 44 anos (23%) e entre 45 e 59 anos (25%). Metade das investidoras (50%) pertence à classe C.

De acordo com a pesquisa, as mulheres investem com o objetivo principal de ter segurança financeira (47%), ou seja, é a possibilidade de conseguir juntar uma reserva que as atrai. Em segundo lugar aparece o retorno financeiro (23%) e, em um terceiro lugar mais distante, poder retirar o dinheiro sem prejuízo em caso de necessidade (7%).

Busca por informações

A pesquisa mostra ainda que, para buscar informações sobre investimentos, as mulheres seguem preferindo falar, principalmente, com o gerente ou especialista em investimento presencialmente (28%), seguidos de amigos e parentes (20%), comportamento parecido com os homens.

Publicidade

Já quando questionadas sobre quais os canais de informações que utilizam para buscar mais detalhes sobre produtos financeiros, o meio mais mencionado por elas que investem foi a TV (35%) seguida do YouTube (32%), preferência inversa ao dos homens, com os percentuais de 30% e 42%, respectivamente.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Capiba: Recife lança moeda digital que gera recompensas para cidadãos

Capiba: Recife lança moeda digital que gera recompensas para cidadãos

Batizada em homenagem ao rio Capibaribe, a moeda social digital tem elementos de gamificação e seu funcionamento é todo pelo aplicativo Conecta Recife
Imagem da matéria: Michael Saylor está no Brasil para participar de evento do Itaú

Michael Saylor está no Brasil para participar de evento do Itaú

O famoso entusiasta do Bitcoin veio ao Brasil para participar de um evento fechado com clientes do Itaú
Imagem robótica surge em sala escura de informática

IA de Elon Musk tem a segurança mais fraca, enquanto chat da Meta se destaca, diz pesquisa

Pesquisadores usaram uma abordagem de manipulação lógica linguística para perguntar ao Grok como seduzir uma criança
logo da solana em celular

São Paulo recebe Solana Build Station no Ibrawork

O ponto alto da última edição das Build Stations no Brasil será o prêmio concedido especialmente durante o Pitch Day, no dia 6 de abril