Um usuário português resolveu criar um novo experimento utilizando uma caixa de papelão e a Lightning Network do bitcoin. O objetivo era transformar centavos de euro em bitcoin em poucos segundos.
A criação foi apresentada pela primeira vez na conferência Baltic Honeybadger. O homem por trás dela é um desenvolvedor português com apelido no twitter de @21isenough, que preferiu se manter anônimo.
De acordo com reportagem do Decrypt, a máquina aceita até seis tipos de moedas. Um usuário insere as moedas na máquina, aperta um botão na interface e o processo de troca é iniciado.
Um código QR é gerado em um smartphone para ser lido pela câmera do caixa eletrônico, gerando uma transação na Lightning Network e convertendo automaticamente os centavos em bitcoin.
“A Lightning Network é uma tecnologia brilhante e eu queria torná-la mais tangível”, disso o português em entrevista à reportagem. “Com este caixa eletrônico, você compra literalmente bitcoin por uma moeda de 2 centavos – ou seja, cerca de 200 satoshis – e o recebe em sua Lightning Wallet.”
Para o desenvolvedor, caixas eletrônicos usando a tecnologia da Lightning Network serão o futuro do bitcoin. “Pode haver um mercado em que lojas de esquina, cafeterias, lanchonetes têm esses caixas eletrônicos nos balcões”, disse ele. “Eles podem ser esvaziados diariamente, ou a cada hora, se necessário, e usados novamente pelos lojistas para o registro.”
O software do caixa eletrônico é executado no Raspberry Pi. O desenvolvedor enviou uma lista completa de peças e código para o portal de desenvolvedores GitHub, mas ele admite que, neste momento, “é preciso ser bastante técnico para reconstruí-lo”.
Como próximo passo, o desenvolvedor pretende melhorar o design para que qualquer um consiga usar e criar esse projeto. Para isso, ele pretende usar uma placa de circuito impresso que a tornaria uma solução plug and play “mesmo para iniciantes, e muito mais fácil de configurar”.
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br