Imagem da matéria: Portugal vai cobrar impostos sobre criptomoedas em breve, avisa ministro das Finanças do país
Foto: Shutterstock

O governo de Portugal quer começar a tributar os ganhos obtidos pelos investidores do país com a negociação de criptomoedas.

Durante uma audiência na Assembleia da República na sexta-feira (13), o ministro português das Finanças, Fernando Medina, confirmou que o governo está comprometido em criar um enquadramento legal no qual o lucro dos investidores com a venda de criptoativos, como o bitcoin, seja tributado.

Publicidade

Medina não se comprometeu com uma data de quando essa mudança será implementada quando foi questionado sobre o tema numa sessão de trabalho relacionada ao orçamento do Estado, de acordo com o portal Eco.

“Portugal está numa situação diferente, porque, de fato, vários países já estão a construir os seus modelos relativamente a essa matéria, e nós vamos construir o nosso. Não quero me comprometer neste momento com uma data, mas vamos adaptar a nossa legislação e a nossa tributação”, disse Medina.

O ministro foi enfático em defender que não deveriam existir lacunas na legislação que dita a cobrança de impostos de grandes investidores, mas que essa mudança deveria acontecer sem estrangular o mercado.

Segundo o Eco, Medina prometeu seguir princípios de “justiça” e “eficácia” para criar o novo quadro regulatório.  

Festa vai acabar

A tributação de criptomoedas vem sendo estudada em Portugal desde março do ano passado, quando o secretário de Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, encomendou um relatório sobre como outros países tributam esse tipo de investimento.

Publicidade

As mudanças de governo, no entanto, deixaram o assunto cair no esquecimento e só agora a tributação de criptomoedas voltou à mesa. No meio tempo, Portugal se tornou um paraíso fiscal para os investidores da área. 

A “Bitcoin Family”, por exemplo, uma família holandesa que vendeu tudo que tinha e comprou bitcoin para viver como nômade, se mudou para Portugal no começo do ano, justamente pela falta de impostos no país.

“Com criptomoedas, você não paga nenhum imposto sobre ganhos de capital ou qualquer outra coisa em Portugal. Desde que não ganhe criptomoeda por prestar serviços em Portugal, está livre”, explicou o patriarca Didi Taihuttu à CNBC na época.

A família passou a viver em Portugal porque ele ainda é um poucos os países que não tributam os ganhos com criptomoedas.

Publicidade

Nos EUA, por exemplo, o investidor pode ter que pagar até 37% em ganhos de capital de curto prazo e até 20% em ganhos de longo prazo.

Já no Brasil, os impostos são cobrados se o investimento (alienações) em criptoativos ultrapassar o limite mensal de isenção de R$ 35 mil. Acima disso, a Receita Federal passa a tributar de forma progressiva, entre 15% e 22%, de acordo com o ganho de capital.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Fazer staking de Bitcoin agora é possível com a Core Chain

Fazer staking de Bitcoin agora é possível com a Core Chain

Você não precisa mais embrulhar seu Bitcoin para fazer staking. A Core Chain agora oferece staking de BTC sem custódia
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin sobe 4% e Ethereum salta 7% puxados por ETFs em Hong Kong e alívio de tensões no Oriente Médio

Manhã Cripto: Bitcoin sobe 4% e Ethereum salta 7% puxados por ETFs em Hong Kong e alívio de tensões no Oriente Médio

Após forte queda no fim de semana, Bitcoin e Ethereum voltam a ganhar força com notícias de que Hong Kong aprovou ETFs das criptomoedas
silhueta de homem com celular e logo da coinbase no fundo

Coinbase entra com recurso contra decisão em caso contra a SEC

Ao interpor o recurso, a Coinbase alega motivos substanciais para divergências de opinião, segundo disse o site The Block citando uma pessoa familiarizada com o caso
Criptomoedas formam círculo com bitcoin no centro

Alta do Bitcoin torna criptomoedas o investimento mais buscado no Brasil em março

As criptomoedas superaram os CDBs e fundos de ações e multimercado no ranking do buscador de investimentos Yubb