Imagem da matéria: Portugal dá sinal verde para o primeiro banco cripto do país
(Foto: Shutterstock)

O Banco de Portugal, a autoridade central monetária portuguesa, garantiu na quinta-feira (14) a licença de operação para o Bison Bank, que se tornará assim o primeiro banco do país a operar criptomoedas.

Segundo a imprensa portuguesa, com a autorização o banco poderá lançar o Bison Digital Assets, uma plataforma de serviços de custódia e negociação de ativos criptos.

Publicidade

Ainda de acordo com as publicações, o Bison deve ter como público-alvo os investidores institucionais portugueses com maior poder de fogo em termos financeiros, como empresas e fundos de investimento. A empresa, no entanto, ainda não anunciou quais ativos cripto serão colocados em negociação.

O Bison se limitou a afirmar que, com a licença, poderá oferecer aos clientes “um novo e maior conjunto de produtos e serviços que combinam com suas necessidades globais atuais de ativos financeiros e atuais, através de uma paltaforma regulada e segura”. Sob a regulação do Banco de Portugal, o Bison será fiscalizado de acordo com as leis de prevenção de lavagem de dinheiro e de terrorismo.

Corretoras

Em meados do ano passado, o Banco de Portugal havia concedido as primeiras licenças para a operação de exchanges no país. As duas primeiras foram a Criptoloja, com sede em Estoril, e a Mind The Coin, localizada em Braga.

Mais tarde, em janeiro de 2022, a Criptoloja foi comprada pela holding brasileira 2TM, que controla o Mercado Bitcoin aqui no Brasil. De acordo com os executivos do grupo, a compra foi uma oportunidade de obter uma via de acesso ao concorrido mercado europeu, aproveitando ainda as sinergias do idioma em comum e da grande quantidade de brasileiros que vivem no país.

Publicidade

Cripto em Portugal

Quando se trata do setor cripto, Portugal é um dos países mais acessíveis do mundo em termos de impostos.

Receitas vindas da venda de criptomoedas estão isentas de impostos desde 2018, enquanto o rendimento de investimentos tradicionais são taxadosem mais de 20%.

Dessa forma, o país tem estado no centro das atenções da comunidade, tendo sido escolhido como sede de algumas das principais conferências do setor, como a Solana Breakpoint Conference, em novembro de 2021.

O crescimento dessa cena garantiu à capital Lisboa um dos lugares na lista das 15 cidades mais influentes do mundo para as criptomoedas, criada pelo Decrypt.

*Traduzido por Marcelo Cabral com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Presidente do Fed afirma que não haverá CBDC nos EUA sob sua gestão

Presidente do Fed afirma que não haverá CBDC nos EUA sob sua gestão

Powel participou de audiência no Senado e se comprometeu a nunca permitir uma CBDC enquanto estiver no poder
montagem com símbolo do Bitcoin e bandeira da República Centro-Africana

República Centro-Africana lança memecoin, mas levanta suspeita do mercado

O presidente Faustin-Archange Touadéra disse que $CAR busca unir a população, impulsionar a economia e posicionar o país no cenário global
Imagem da matéria: SEC vai parar de investigar o mercado de NFTs OpenSea

SEC vai parar de investigar o mercado de NFTs OpenSea

A SEC encerrará sua investigação à medida que muda de direção sob o governo Trump
Imagem da matéria: Milei já divulgou pirâmide financeira com criptomoedas no passado

Milei já divulgou pirâmide financeira com criptomoedas no passado

O presidente da Argentina promoveu uma memecoin que alguns chamam de “rug pull”; mas esse não é o primeiro golpe cripto que ele se envolve