Imagem da matéria: Portal do Bitcoin lança ebook gratuito sobre como declarar criptomoedas no Imposto de Renda
Foto: Shutterstock

O Portal do Bitcoin lança nesta terça-feira (23) a segunda edição do livro ‘Como declarar bitcoin e outros criptoativos no Imposto de Renda’, de autoria da contadora gaúcha Ana Paula Rabello, a principal especialista do Brasil no tema.

O ebook, cuja primeira edição foi lançada em março do ano passado, passou por atualizações e agora traz informações mais claras da Receita Federal (RFB) acerca do tema, “depois de um ano de controvérsias e discussões a respeito da tributação incidente sobre os criptoativos”, segundo comentários de Rabello.

Publicidade

“Esse ano, de forma inédita, a Receita Federal do Brasil quebrou paradigmas, trazendo informações mais claras, dirimindo dúvidas, e por conseguinte, respondendo as questões mais delicadas do tratamento tributário”, disse a autora. Um exemplo, é a alteração de limites para bitcoins e a criação de mais campos específicos para criptomoedas e tokens.

[activecampaign form=12 css=1]

Declarando Bitcoin

Primeiro do gênero no Brasil, o livro facilita o entendimento sobre como os valores obtidos com investimento em ativos digitais devem ser descritos, calculados e então enviados à Receita. Por se tratar de informação obrigatória, a declaração evita que as pessoas tenham problemas com a Receita no futuro.

Até o momento, a principal diretriz sobre criptoativos em vigor no Brasil vem da Instrução Normativa (IN) 1888. Ela obriga o registro de todas as operações feitas com criptomoedas pelas exchanges brasileiras. Há ainda projetos em discussão na Câmara e no Senado, mas nada ainda pronto para votação em plenário pelos parlamentares. Para Rabello, é preciso algum tempo para que sejam constatadas, compreendidas, sistematizadas e, por fim, regulamentadas. 

Em resumo, o objetivo da publicação é tratar as questões mais importantes relacionadas à tributação de criptoativos em uma linguagem simples, didática e direta. “Permitir, ao final da leitura, que o investidor-contribuinte tenha meios para cumprir suas obrigações tributárias da melhor maneira possível”, diz um trecho do livro.

Publicidade
Autora do livro, Ana Paula Rabello (Foto: Divulgação)

Bitcoin e Receita

Ana Paula Rabello é entusiasta das criptomoedas há anos e com experiência de mais de 20 anos em impostos. É autora do blog Declarando Bitcoin, que além de vários conteúdos sobre o tema, tem também um tipo de calculadora destinada a ajudar investidores de bitcoin e criptomoedas a calcular os impostos na hora de prestar contas à Receita Federal.

Rabello também tem seu canal canal no Youtube, de nome igual ao blog. É lá que ela expressa o prazer em poder trabalhar com o que ela descreve como “duas paixões”: Imposto de Renda e Bitcoin — aliás, sua tatuagem de Bitcoin no braço traduz tudo.

Declaração 2021

Apesar do vácuo normativo e de muitos entusiastas cripto ainda torcerem o nariz, a mensagem é clara. A melhor forma de permitir que rendimentos adquiridos no mundo virtual possam ser usados no mundo real é que eles sejam formalizados junto à Receita Federal.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021, ano-base 2020, vai até o dia 30 de abril. Mas a data pode mudar, caso o Projeto de Lei PL 639/2021, que tramita na Câmara dos Deputados, seja aprovado. A PL prevê prorrogação da entrega para 31 de julho deste ano.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Mesmo que ETF de Ethereum seja aprovado, pode levar semanas para estrear nas bolsas; entenda

Mesmo que ETF de Ethereum seja aprovado, pode levar semanas para estrear nas bolsas; entenda

Sinal verde da SEC esta semana é apenas o primeiro passo para o lançamento do ETF de Ethereum
Imagem da matéria: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

O apoio à legislação ficou bastante dividido entre os partidos, com muito menos apoio dos democratas em comparação com outros projetos de lei envolvendo criptomoedas neste mês
Bandeira da Argentina com moeda de Bitoin do lado

Argentina se reúne com autoridades de El Salvador para discutir adoção de Bitcoin

Há cerca de três anos, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a incorporar o Bitcoin, junto com o dólar, como moeda oficial
Anic de Almeida Peixoto Herdy é casada com herdeiro da Unigranrio

Herdeira é sequestrada em Petrópolis e criminosos exigem resgate em Bitcoin

Técnico de informática amigo do casal conversou com sequestradores por entender de criptomoedas e foi preso por suspeita de envolvimento