Imagem da matéria: “Criptomoedas não são úteis como reserva de valor”, diz presidente do FED
Presidente do FED, Jerome Powell (Foto: Wikipedia)

“As criptomoedas na verdade não são úteis como reserva de valor”, disse na segunda-feira (22) o presidente do Federal Reserve (FED), Jerome Powell. Ele participou junto com a cúpula do BIS (Bank of International Settlements) de um debate virtual intitulado ‘Como os bancos centrais podem inovar na era digital’, transmitido ao vivo pela CNBC.

No decorrer do evento, Powell comentou sobre os ativos virtuais e a nova modalidade de stablecoin que está sendo estudada globalmente por várias entidades financeiras, a Moeda Digital do Banco Central (CBDC). Acerca das criptomoedas, como bitcoin, por exemplo, o presidente do Fed citou a alta oscilação de preço e a falta de lastro como características negativas do sistema.

Publicidade

“As criptomoedas são altamente voláteis e, portanto, não são na verdade uma reservas de valor útil, pois não são apoiadas por nada. “É mais um ativo especulativo de que são mais substitutas do ouro do que o dólar”, comentou.

A fala de Powell ocorre num momento em que nos últimos sete meses o mercado de criptomoedas ascendeu ainda mais com uma enxurrada de adoção ao bitcoin por grandes empresas do setor financeiro, escreveu a CNBC, em reportagem sobre o debate. Dentre as gigantes que abraçaram as criptomoedas, podemos citar a Tesla, de Elon Musk, e a MicroStrategy, de Michael Saylor.

Fed e CBDC

Nos últimos anos, o Fed tem trabalhado em seu próprio sistema de pagamentos para facilitar a transferência mais rápida de dinheiro, com a divulgação do produto final provavelmente ocorrendo nos próximos dois anos, disse à agência. Junto com isso, acrescentou, Fed também começou a investigar se uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC) seria ou não viável para o governo.

Sobre o tema, Powell ressaltou o cuidado que a instituição está tomando antes de fazer qualquer coisa.

“Para avançar nisso, precisaríamos da adesão do Congresso, do governo, de consulta pública, e ainda não começamos realmente o trabalho desse. Portanto, você pode esperar que atuemos com muito cuidado e transparência no que diz respeito ao desenvolvimento de uma moeda digital para o banco central”, disse o presidente.

Publicidade

Em declaração recente em uma conferência sobre meios de pagamentos em Basel, na Suíça, Powell disse que uma CBDC americana não eliminaria a necessidade de dinheiro físico, ou seja, um dólar digital teria que coexistir com notas e moedas.

Para tratar do tema, Powell também citou que a COVID-19 levou os governos a pensar mais profundamente sobre como o dinheiro funciona agora. Conforme descreveu, a pandemia de coronavírus  “trouxe um foco ainda mais nítido à necessidade de abordar as limitações de nossos acordos atuais para pagamentos internacionais”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Itaú passa a permitir compra e venda de Bitcoin e Ethereum para todos os clientes íon

Itaú passa a permitir compra e venda de Bitcoin e Ethereum para todos os clientes íon

Um dos pontos ressaltados pelo Itaú é que o banco oferece custódia própria de criptoativos, em tecnologia desenvolvida internamente
Fusão da imagem de uma moeda de bitcoin com a bandeira do Paraguai

Senado do Paraguai aprova lei que pune com até 10 anos de prisão mineradores de criptomoedas que roubam eletricidade 

Para o relator Ever VIllalba, o PL não criminaliza a mineração de criptomoedas, mas as leis devem ser adaptadas ao setor; PL seguirá para a Câmara dos Deputados
Imagem da matéria: Bitcoin Lightning e soluções de segunda camada podem ser “abusadas ​​por criminosos”, diz UE

Bitcoin Lightning e soluções de segunda camada podem ser “abusadas ​​por criminosos”, diz UE

Um relatório do Centro de Inovação da UE diz que as soluções de Bitcoin e de segunda camada podem causar “problemas para as investigações policiais”
Imagem da matéria: Saídas líquidas de ETFs de Bitcoin atingem US$ 200 milhões antes da reunião do FOMC

Saídas líquidas de ETFs de Bitcoin atingem US$ 200 milhões antes da reunião do FOMC

Os participantes do mercado esperam que o Federal Reserve mantenha a taxa de juros inalterada, mas os investidores ainda parecem cautelosos