Polícia prende suposto mentor por trás dos sequestros envolvendo criptomoedas na França

Um cidadão franco-marroquino de 24 anos foi preso por seu suposto papel na coordenação de um esquema de sequestro que tinha como alvo os ricos em criptomoedas na França
Martelo de justiça próximo a duas mãos presas por algemas

(Foto: Shutterstock)

Resumo

  • Um cidadão franco-marroquino de 24 anos foi preso e é acusado de ser o mentor de sequestros recentes.
  • Badiss Mohamed Amide Bajjou foi alvo de uma Notificação Vermelha da Interpol por sequestro e extorsão.
  • Ataques com chaves inglesas estão ocorrendo no mundo todo, com incidentes relatados ultrapassando o número de 2024.

Um cidadão franco-marroquino de 24 anos, supostamente o mentor da recente onda de sequestros relacionados a criptomoedas na França, foi preso pela polícia no Marrocos, de acordo com uma reportagem do Le Parisien

Badiss Mohamed Amide Bajjou, que está sujeito a um Alerta Vermelho da Interpol, é suspeito de ser um dos líderes dos esquemas de sequestro de criptomoedas, incluindo o do cofundador do Ledger, David Balland, em janeiro. 

Publicidade

“Agradeço sinceramente ao Marrocos por esta prisão, que demonstra a excelente cooperação judicial entre nossos dois países, particularmente contra o crime organizado”, disse o ministro da Justiça francês, Gérard Darmanin, em uma postagem traduzida no X que destacou a reportagem do Le Parisien. 

(Reprodução/X)

Procurado pela Interpol por crime de extorsão e sequestro, entre outras acusações, Bajjou se junta a outros 12 que foram presos pela polícia francesa por seu papel nos planos de maio, um dos quais ocorreu em plena luz do dia quando quatro indivíduos atacaram a filha grávida do CEO e cofundador da corretora de criptomoedas francesa Paymium, Pierre Noizat, e sua família.

Dias após essas prisões, um total de 25 suspeitos foram indiciados pela polícia francesa em conexão com a tentativa de sequestro da filha de Noizat, de acordo com uma reportagem do Le Monde . A maioria dos suspeitos tinha entre 16 e 23 anos, segundo a reportagem. 

Embora se suspeite que Bajjou tenha desempenhado um papel-chave, o Le Parisien informa que outro cidadão franco-marroquino, identificado por meio da análise de transferências de criptomoedas, é “considerado o verdadeiro mentor por trás dos bastidores“.

Publicidade

Embora os sequestros na França estejam entre os mais chocantes até o momento, “ataques de chave inglesa” — ou ataques físicos contra detentores de criptomoedas — estão ocorrendo no mundo todo, incluindo pelo menos dois relatados nas últimas semanas em Uganda e nos Estados Unidos. 

Um banco de dados de ataques — muitos dos quais não são reportados — mantido por Jameson Lopp, cofundador da Casa, empresa de segurança para Bitcoin, detalha 29 ataques reportados em 2025 até o momento. Em comparação, apenas 34 ataques foram registrados em todo o ano de 2024.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.