Imagem da matéria: Polícia do Reino Unido faz batida contra caixas eletrônicos de Bitcoin
Foto: Shutterstock

A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido, a FCA, lançou mais uma etapa em sua repressão aos caixas automáticos de Bitcoin (ATMs), promovendo uma inspeção de vários locais em Londres suspeitos de hospedar máquinas não registradas.

De acordo com um anúncio feito pela FCA na quarta-feira (8), o regulador financeiro afirmou que havia investigado regiões na área de East London com auxílio da Polícia Metropolitana e continuaria a “identificar e interromper” negócios de caixas eletrônicos de criptomoedas.

Publicidade

A última atualização desta batalha da FCA contra os operadores ilegais de caixas eletrônicos de Bitcoin segue o padrão de movimentos semelhantes realizados em Leeds no início deste ano, juntamente com a unidade de investigação e a Inteligência Digital da Polícia de West Yorkshire.

Ofensiva contra os ATMs

O Decrypt tentou entrar em contato com os operadores e fabricantes dos equipamentos que operam no Reino Unido. Não recebemos resposta da General Bytes, um dos principais fabricantes no Reino Unido e em todo o mundo. A General Bytes representa 25,2% da fatia de mercado global de Caixas Eletrônicos de Bitcoin e é dona da maioria dos equipamentos em todo o mundo.

A Kwik-Bit, uma empresa de caixas eletrônicos Bitcoin que anteriormente operava na área de Londres, disse ao Decrypt que seu equipamento havia fechado e não estava mais em operação. Outros operadores de caixas eletrônicos de Bitcoin listados em Londres não responderam, ou não puderam ser encontrados através de seus números listados — alguns dos quais foram desconectados.

De acordo com um anúncio da FCA a partir de março de 2022, nenhum caixa eletrônico Bitcoin atualmente operando no Reino Unido foi registrado junto às autoridades competentes, o que significa que todos os equipamentos no Reino Unido estão operando ilegalmente.

Publicidade

Mark Steward, Diretor Executivo de Fiscalização e Supervisão de Mercado da FCA, disse que “esta operação, juntamente com a ação do mês passado em Leeds, serve para passar uma mensagem clara de que continuaremos a identificar e interromper negócios de criptoativos não registrados no Reino Unido.”

ATMs de Bitcoin explodiram em popularidade em 2021, em sintonia com o aumento do mercado de criptomoedas daquele ano, que viu o Bitcoin, o Ethereum e o valor mais amplo do mercado de ativos digitais ascenderem a máximas históricas. Mais de 2 mil caixas eletrônicos Bitcoin estavam sendo instalados mensalmente em todo o mundo durante o verão de 2021.

No entanto, essa tendência inverteu-se desde então, com 1.054 desses equipamentos sendo desativados apenas entre fevereiro e março de 2023.

De acordo com dados globais da CoinATMRadar, existem atualmente 1.469 dessas máquinas operando na região europeia, das quais apenas 18 estão operacionais no Reino Unido. Existem 32.164 caixas apenas nos Estados Unidos, o que representa 86% do cenário mundial.

Cripto no Reino Unido

O atual Primeiro-Ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, apresentou um plano abrangente para tornar o Reino Unido um “hub global de tecnologia de criptoativos” no início de 2022, durante o seu mandato como chanceler.

Publicidade

Desde então, o Parlamento britânico introduziu a Lei Relativa à transparência corporativa e à Criminalidade econômica, que ampliou os poderes policiais para tornar mais fácil “apreender, congelar e recuperar” criptoativos em uma tentativa de combate à lavagem de dinheiro.

Diversos bancos britânicos endureceram sua abordagem ao uso de criptoativos por seus clientes após o colapso da FTX no ano passado, com muitos agora se recusando a processar compras de cripto.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Não perca dinheiro. No Mercado Bitcoin, você pode fazer staking de Ethereum de maneira segura e simples. Abra sua conta agora e comece a ganhar recompensas sobre seus investimentos em criptomoedas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda prateada da Chainlink com reflexo em um fundo roxo

Chainlink sobe 18% ao lançar projeto piloto em Wall Street com JP Morgan, BNY Mellon e DTCC

A DTCC anunciou que acaba de concluir um projeto piloto de tokenização com gigantes de Wall Street, como JP Morgan e BNY Mellon, aproveitando o CCIP da Chainlink
Imagem da matéria: El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

Segundo os dados do mempool, El Salvador comprou 30 bitcoins no último mês
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto
Imagem da matéria: Tom Brady é ridicularizado por ligação com FTX em especial da Netflix

Tom Brady é ridicularizado por ligação com FTX em especial da Netflix

Brady e sua ex-esposa, Gisele Bündchen, adquiriram uma participação acionária na falida FTX em 2021