Imagem da matéria: Polícia do DF cumpre mandados contra falsa consultoria de investimentos
Policiais civis de Gama prestes a entrar em residência de suspeito. Imagem: Reprodução

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu três mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de prática de estelionato e lavagem de dinheiro com suposto negócio de criptomoedas. A ação aconteceu na quarta-feira (14) nas regiões administrativa Gama e Santa Maria, mas ninguém foi preso.

Segundo as investigações, os envolvidos aplicavam golpes por meio de um suposto negócio de consultoria e investimento em criptomoedas e podem ter arrecadado mais de R$ 2 milhões. Os alvos são suspeitos de integrarem organização criminosa, diz a nota da polícia.

Publicidade

De acordo com a PCDF, as investigações, que se iniciaram há aproximadamente três meses, mostraram que os suspeitos ofereciam investimentos que prometia gerar um retorno líquido de 12% ao mês. 

Para persuadir novos entrantes e convencer as pessoas a investirem altos valores, os suspeitos se mostravam em carros de luxo nas redes sociais e diziam ser homens de sucesso.

Diante da promessa de lucro fácil e rápido, dezenas de clientes se interessaram pelos ‘serviços’ oferecidos pela empresa. Eles acreditaram estarem ingressando em um lucrativo investimento, diz a nota. No entanto, após alguns meses de funcionamento a empresa fechou.

“Os sócios do estabelecimento deixaram de atender os contatos das vítimas, ocasião em que elas constataram terem sido enganadas pelos investigados”, diz a polícia.

Publicidade

Esquema com criptomoedas

Durante a operação, foram apreendidos diversos documentos relacionados a prática dos crimes, veículos de luxo e outros objetos de propriedade dos investigados. Segundo o jornal DFTV, exibido pela TV Globo Brasília, “uma motocicleta, uma caminhonete e dois carros de luxo”.

Conforme explicou a PCDF, as apurações prosseguem na 14ª Delegacia de Polícia (Gama) até que todas as circunstâncias dos fatos sejam esclarecidas.

Sobre o nome da operação, a nota diz que ‘Mamon’ é um termo derivado da Bíblia utilizado, na maioria das vezes, para descrever riqueza material ou cobiça personificado como uma divindade.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum surpreende e cai 3,6% após aprovação dos ETFs

Manhã Cripto: Ethereum surpreende e cai 3,6% após aprovação dos ETFs

Embora esteja em queda nesta sexta, o Ethereum ainda registra ganhos de mais de 21% na semana
moeda de bitcoin ao lado de celular com logo da mt gox

Manhã Cripto: Bitcoin cai após Mt. Gox mover US$ 9 bilhões em BTC

A grande movimentação de Bitcoin pela Mt. Gox é um sinal de que, muito em breve, os investidores lesados pelo hack de 2014 serão ressarcidos
Imagem da matéria: Caso Sbaraini: advogado tenta acordo, mas vítimas podem demorar 5 anos para recuperar investimentos

Caso Sbaraini: advogado tenta acordo, mas vítimas podem demorar 5 anos para recuperar investimentos

A Sbaraini, que operava criptomoedas, parou de pagar seus clientes após uma operação da Polícia Federal apontar para um esquema de lavagem de dinheiro dentro da empresa
Imagem da matéria: Criptomoeda desaba 99% após hacker invadir projeto e chamá-lo de "copia e cola"

Criptomoeda desaba 99% após hacker invadir projeto e chamá-lo de “copia e cola”

Após derrubar o preço da memecoin NORMIE, hacker ofereceu devolver fundos se os criadores do projeto fizerem melhorias no código