Polícia desmonta operações de mineração de Bitcoin na Europa; veja vídeo

Segundo a ministra da economia de Kosovo, os centros eram clandestinos e não pagavam pela energia usada para minerar as criptomoedas
Centro de mineração de bitcoin clandestino em Kosovo

Centro clandestino de mineração em Kosovo (Reprodução/Twitter)

No último fim de semana, autoridades de Kosovo, país da região dos Bálcãs, na Europa, deram início a uma repressão contra os mineradores de Bitcoin, fechando pelo menos duas instalações próximas à fronteira com a Sérvia.

De acordo com vídeos compartilhados pela ministra da economia do país, Artane Rizvanolli, os dois centros de mineração, que juntos funcionavam com quase 200 máquinas, não pagavam pela eletricidade usada.

Publicidade

Segundo a ministra, um dos centros de mineração operava em Zubin Potok, cidade ao norte do país com cerca de 15 mil habitantes.

🇽🇰 Police seized 174 illegal crypto-mining devices in Zubin Potok.
Non-payment of electricity bills encourages such illegal activities. This is why Serbia blocks the energy roadmap implementation.
We fulfilled all our commitments. Time for the other side to do the same, urgently! pic.twitter.com/01upWlPREX

— Artane Rizvanolli (@Artane_R) April 14, 2023

O segundo alvo também operava com instalações elétricas clandestinas na mesma região, ao norte, onde a população predominante ainda é de sérvios, desde a declaração de independência de Kosovo há 15 anos.

Another illegal crypto-mining activity was stopped today by @Kosovo_Police; 20 devices seized.

These & similar developments in northern municipalities have nothing to do w/ inter-ethnic relations in 🇽🇰 as some like to portray. It is an issue of rule of law vs illegal activities. pic.twitter.com/7ynbq03cyV

— Artane Rizvanolli (@Artane_R) April 16, 2023

“O não pagamento das contas de eletricidade incentiva essas atividades ilegais. É por isso que a Sérvia bloqueia a implementação deste roteiro de energia. Cumprimos todos os nossos compromissos. Hora do outro lado fazer o mesmo, com urgência!”, escreveu a ministra.

Vale lembrar que Kosovo e Sérvia são países que seguem sob tensão há anos. Sobre isso, a ministra esclareceu:

“Esses e outros desenvolvimentos semelhantes nos municípios do norte não têm nada a ver com as relações interétnicas em Kosovo, como alguns gostam de retratar. É uma questão de estado de direito versus atividades ilegais”.

Publicidade

A atividade de mineração de criptomoedas passou a ser proibida em Kosovo desde o ano passado, quando o governo declarou um estado de emergência para lidar com sua crise energética, inclusive tendo que importar eletricidade da Sérvia.

Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008, mas Belgrado nunca reconheceu a condição de Estado de sua antiga província separatista e ainda a considera parte de seu território, explica o UOL em uma publicação de fevereiro deste ano.