Imagem da matéria: Polícia Civil prende empresário envolvido com PCC que pode ter lavado dinheiro com bitcoin
Foto: Shutterstock

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na quarta-feira (04), em Paulínia (SP), o empresário português Mauro Cláudio Monteiro Loureiro, apontado como membro de uma organização criminosa. O caso envolve drogas, armas, bitcoin e um integrante do PCC.

De acordo com a polícia, os investigadores chegaram até Loureiro por meio de uma outra investigação. Um membro da facção de SP frequentava o escritório do suspeito, no bairro do Tatuapé em São Paulo.

Publicidade

Foi no escritório que os policiais descobriram que havia uso da criptomoeda no esquema. No local, ocorreu a última parte da operação que teve início na segunda-feira (02).

Segundo o delegado Fábio Sanches Sandrini, em coletiva de imprensa na quinta-feira (05), o local era o centro financeiro da organização.

Devido à habilidade de Loureiro com dinheiro, ele passou a servir o tráfico como um agenciador de prestação de serviços.

No escritório, agentes apreenderam computadores utilizados para transferência de dinheiro e bitcoin. No entanto, Sandrini disse que a polícia ainda está colhendo provas pertinentes à suposta lavagem.

Publicidade

“Apreendemos também na casa dele documentações, anotações, contabilidade, que estão sendo analisadas e que vão nos trazer mais esclarecimentos sobre a atividade dele”, explicou o delegado.

PCC, bitcoin e banco nos EUA

Durante a ação policial, foram apreendidos veículos de luxo, drogas, armas e até aeronaves. Os aviões faziam parte de uma frota utilizada para transporte de drogas, principalmente do Mato-Grosso para o interior de São Paulo, revelou Sandrini.

Ele contou que na casa de Loureiro foi encontrado um tijolo de cocaína escondido no quarto da filha. Além disso, em um hangar no aeroporto de Bragança Paulista (SP), foram encontradas armas.

De acordo com o delegado, nove aviões eram usados no tráfico. No local, aeroporto de Bragança Paulista, foram encontradas três pistolas, um revólver e uma espingarda calibre 12.

Publicidade

Sobre a vida de luxo que o empresário levava, à polícia ele disse que estava investindo na criação de um banco nos EUA para trabalhar com pedras preciosas.

No entanto, Loureiro não tinha nenhuma atividade laboral que justificasse seus bens. “Se diz empresário, mas não tem uma empresa, não tem um comércio e não trabalha”, comentou o delegado na coletiva.

O português vai responder por associação ao tráfico, associação criminosa e provavelmente por lavagem de dinheiro com bitcoin. Seu envolvimento com o PCC também está sendo apurado.

Os trabalhos investigativos e de campo foram realizados por agentes da 2° Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat).


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Cofre dourado no formato de baleia receb moedas shiba inu SHIB

Baleias voltam a encher os bolsos de Bitcoin, mostra análise

A acumulação acelerada de baleias é um sinal de que o mercado altista do Bitcoin ainda está ativo
Imagem da matéria: '101 Perguntas sobre Bitcoin': Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

‘101 Perguntas sobre Bitcoin’: Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

A obra discorre os princípios técnicos da moeda até suas implicações socioeconômicas no contexto atual, de modo a proporcionar um entendimento profundo ao público geral
Michaël van de Poppe em vídeo no Youtube

“É hora de investir em altcoins como Ethereum além do Bitcoin”, diz Michaël van de Poppe

Citando o Ethereum com uma das opções, o analista diz que o mercado de altcoins já passou por correção e que a tendência agora é de alta
Imagem da matéria: Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Dados do CoinGecko mostram que o Bitcoin subiu cerca de 3% no último dia e no período de uma semana valorizou em 9%