Imagem da matéria: Poder de mineração do bitcoin despenca com novos fechamentos de fazendas na China
(Foto: Shutterstock)

O poder de mineração (hashrate) de alguns dos maiores pools de mineração de Bitcoin na China caíram até 37% depois que Sichuan ordenou que as empresas de energia parassem de fornecer energia às fazendas de mineração na província.

Notícias sobre a ordem de paralisação foram divulgadas ontem, após uma reunião entre o Escritório de Ciência e Tecnologia do país e o Escritório de Energia de Sichuan Ya’an. As empresas de energia tiveram até o início do domingo, 20 de junho (horário de Pequim), para cortar a energia.

Publicidade

Pools de mineração chineses são uma engrenagem integrante do ecossistema cripto global, e muitos dos mineiros nessaspools utilizam a abundante energia hidrelétrica de Sichuan. Pools de mineração são coletivos de mineração de criptomoedas que compartilham seu poder computacional para extrair criptomoedas.

A ordem de fechamento que circulou para as empresas de energia identificou 26 pools de mineração na província de Sichuan.

“Molly”, chefe de marketing da empresa chinesa de blockchain Hashkey Hub, twittou que o hashrate “já caiu significativamente” depois que o governo de Sichuan anunciou que cortaria a energia das fazendas de mineração de Bitcoin.

O hashrate da pool de mineração estão em queda livre. Desde o tweet de Molly, alguns hashrates de piscina de mineração despencaram ainda mais. O hashrate da AntPool caiu 27,53%, enquanto do BTC.com caiu 18,34% e a Huobi.pool caiu 36,79%.

Publicidade
Queda do hashrate nos últimos dias (Fonte: https://www.blockchain.com/pt/charts/hash-rate)

A China vem combatendo as criptomoedas nos últimos meses. Teve um efeito indireto no preço das principais criptomoedas.

Em 9 de junho, a província de Xinjiang ordenou o fechamento de várias fazendas de mineração. No aviso, Xinjiang citou “Medidas para o Exame de Conservação de Energia de Projetos de Investimento em Ativos Fixos” – um pequeno regulamento emitido pela primeira vez em 2016.

A repressão maciça do país a moedas como Bitcoin e Ethereum, que são difíceis de regular, prepara o terreno para a moeda apoiada pelo banco central do estado: o yuan digital. A China está atualmente testando a moeda, que, até ontem, pode ser convertida em dinheiro em mais de 3.000 caixas eletrônicos em Pequim.

Dada a profunda influência da China na mineração de criptomoedas e no valor de mercado, a queda de hoje pode remodelar severamente a indústria de mineração de Bitcoin como a conhecemos.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Dados do CoinGecko mostram que o Bitcoin subiu cerca de 3% no último dia e no período de uma semana valorizou em 9%
Nathalia Arcuri falando em evento

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria de conteúdo via blockchain

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria via blockchain e promovem educação financeira de criptoeconomia gratuita
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto
CEO da Galaxy Digital, Mike Novogratz, em entrevista ao BNN Bloomberg no YouTube

O Bitcoin precisa de uma nova narrativa para voltar a subir, segundo CEO da Galaxy Digital

Mike Novogratz também acredita que o preço do BTC flutue entre US$ 55 mil e US$ 75 mil até que novos eventos ocorram