Imagem da matéria: Poder de mineração do bitcoin despenca com novos fechamentos de fazendas na China
(Foto: Shutterstock)

O poder de mineração (hashrate) de alguns dos maiores pools de mineração de Bitcoin na China caíram até 37% depois que Sichuan ordenou que as empresas de energia parassem de fornecer energia às fazendas de mineração na província.

Notícias sobre a ordem de paralisação foram divulgadas ontem, após uma reunião entre o Escritório de Ciência e Tecnologia do país e o Escritório de Energia de Sichuan Ya’an. As empresas de energia tiveram até o início do domingo, 20 de junho (horário de Pequim), para cortar a energia.

Publicidade

Pools de mineração chineses são uma engrenagem integrante do ecossistema cripto global, e muitos dos mineiros nessaspools utilizam a abundante energia hidrelétrica de Sichuan. Pools de mineração são coletivos de mineração de criptomoedas que compartilham seu poder computacional para extrair criptomoedas.

A ordem de fechamento que circulou para as empresas de energia identificou 26 pools de mineração na província de Sichuan.

“Molly”, chefe de marketing da empresa chinesa de blockchain Hashkey Hub, twittou que o hashrate “já caiu significativamente” depois que o governo de Sichuan anunciou que cortaria a energia das fazendas de mineração de Bitcoin.

O hashrate da pool de mineração estão em queda livre. Desde o tweet de Molly, alguns hashrates de piscina de mineração despencaram ainda mais. O hashrate da AntPool caiu 27,53%, enquanto do BTC.com caiu 18,34% e a Huobi.pool caiu 36,79%.

Publicidade
Queda do hashrate nos últimos dias (Fonte: https://www.blockchain.com/pt/charts/hash-rate)

A China vem combatendo as criptomoedas nos últimos meses. Teve um efeito indireto no preço das principais criptomoedas.

Em 9 de junho, a província de Xinjiang ordenou o fechamento de várias fazendas de mineração. No aviso, Xinjiang citou “Medidas para o Exame de Conservação de Energia de Projetos de Investimento em Ativos Fixos” – um pequeno regulamento emitido pela primeira vez em 2016.

A repressão maciça do país a moedas como Bitcoin e Ethereum, que são difíceis de regular, prepara o terreno para a moeda apoiada pelo banco central do estado: o yuan digital. A China está atualmente testando a moeda, que, até ontem, pode ser convertida em dinheiro em mais de 3.000 caixas eletrônicos em Pequim.

Dada a profunda influência da China na mineração de criptomoedas e no valor de mercado, a queda de hoje pode remodelar severamente a indústria de mineração de Bitcoin como a conhecemos.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Obra de arte inscrita no Bitcoin Ordinals será leiloada pela primeira vez na Christie's

Obra de arte inscrita no Bitcoin Ordinals será leiloada pela primeira vez na Christie’s

“Ascend”, uma obra dinâmica em Ordinals de Bitcoin de Ryan Koopmans e Alice Wexell, fará parte de um leilão ao vivo da Christie’s em Londres
Casa à beira de rio no Butão

Como o governo de um pequeno país está ganhando milhões minerando Bitcoin

Quando o assunto é ‘Bitcoin nos governos’ esse país está indo muito bem, superando inclusive El Salvador
Imagem da matéria: Mineradora acusa Tether de conluio com ex-funcionários para roubar informações e criar concorrente

Mineradora acusa Tether de conluio com ex-funcionários para roubar informações e criar concorrente

Swan Bitcoin entra com processo na Justiça dos EUA e alega que ex-funcionários e a Tether conspiraram para roubar seu negócio de mineração
moedas de Bitcoin, Solana e Ethereum emparelhadas - ao fundo gráfico de mercado

Solana vai superar ganhos de Bitcoin e Ethereum se Trump for reeleito, prevê Standard Chartered

O banco também previu que o Bitcoin atingirá US$ 200 mil até o final de 2025, independentemente de quem vença a eleição presidencial dos EUA