Imagem de cartaz dizendo que uma loja está fechada
Shutterstock

O fundador da Rentable, a plataforma NFT (Tokens Não Fungíveis, na sigla em inglês) que permite que os usuários aluguem suas imagens, anunciou nesta quarta-feira (14) que a empresa será encerrada depois de não encontrar “adequação ao mercado de produtos”.

Embora os saques ainda sejam possíveis, os aluguéis agora estão desativados e os usuários têm até 13 de outubro para concluir os saques. Após essa data, o protocolo lançará saques emergenciais e enviará os tokens para seus respectivos proprietários.

Publicidade

O fundador do projeto, Emiliano Bonassi, lançou a Rentable para atingir um lado diferente do mercado de NFT, procurando pessoas para alugar NFTs que, de outra forma, ficariam em carteiras, acumulando poeira virtual.

Em junho de 2022, o protocolo oferecia seus serviços aos usuários do Decentraland, aos detentores do Meebits e ao Lobster DAO, permitindo que “os proprietários ganhassem um rendimento sem risco de liquidação”, segundo Bonassi.

Bonassi disse que “a missão da Rentable era ser agnóstica, permitindo aluguéis sem estar vinculado a um caso de uso específico. O Rentable V2 permitiu que qualquer dApp oferecesse aluguel para seus usuários sem integrações (apenas WalletConnect), removemos qualquer tipo de barreira para as plataformas.”

No entanto, a Rentable não conseguiu obter financiamento e “chegou perto de zero de gás”, acrescentou o fundador.

ODecrypt entrou em contato com Bonassi para mais comentários, mas não recebeu feedback até o momento.

Situação dos NFTs no mercado atual

Como no restante do mercado de criptomoedas, os NFTs foram atingidos pela crise desde o auge da indústria em novembro passado.

Publicidade

Em abril, o preço mínimo de um NFT Bored Ape Yach Club (BAYC) custava aproximadamente 152 ethers. Apenas alguns dias depois, esse preço caiu para 105 ETH.

Os dados extraídos do Crypto Slam agora sugerem que o preço mínimo caiu ainda mais, para 76 ethers, no momento da publicação desta reportagem.

No entanto, as correções de mercado não afetaram o interesse pelo tema.

A Tiffany & Co., por exemplo, fez uma parceria com a CryptoPunks, lançando pingentes Punk exclusivos “exclusivos para titulares de Punk” que vieram com um NFT do colar chamado NFTiffs. Ainda ontem, a empresa de investimentos 776 do fundador do Reddit, Alex Ohanian, também anunciou que liderou uma rodada de US$ 54 milhões na popular coleção NFT chamada Doodles.

Após as notícias, o volume de vendas de Doodles aumentou mais de 700% nas últimas 24 horas.

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Kucoin trava operações de alguns clientes brasileiros; problema seriam exigências do Banco Central à Capitual

Kucoin trava operações de alguns clientes brasileiros; problema seriam exigências do Banco Central à Capitual

Clientes da Kucoin enfrentam problemas para realizar saques e depósitos nos últimos dias; falta de aviso prévio desapontou comunidade
CEO da corretora de criptomoedas Coinbase, Brian Armstrong, participa de palestra

“Bitcoin pode ser a chave para a expansão da civilização ocidental”, diz CEO da Coinbase

Brian Armstrong disse que Bitcoin ampliaria os princípios da liberdade econômica, como direitos de propriedade e dinheiro sólido
Edificio do BCE

Banco Central Europeu analisa uso do Bitcoin e reconhece seu potencial como reserva de valor

Estudo do BCE destaca que, apesar de sofrer com a volatilidade, o Bitcoin traz benefícios para população de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento em crise
Imagem da matéria: "Compre Bitcoin": trailer vazado do GTA 6 veio com anúncio clandestino da criptomoeda

“Compre Bitcoin”: trailer vazado do GTA 6 veio com anúncio clandestino da criptomoeda

Ao que tudo indica, a pessoa que vazou o trailer do GTA 6 é um grande entusiasta do Bitcoin