Imagem de cartaz dizendo que uma loja está fechada
Shutterstock

O fundador da Rentable, a plataforma NFT (Tokens Não Fungíveis, na sigla em inglês) que permite que os usuários aluguem suas imagens, anunciou nesta quarta-feira (14) que a empresa será encerrada depois de não encontrar “adequação ao mercado de produtos”.

Embora os saques ainda sejam possíveis, os aluguéis agora estão desativados e os usuários têm até 13 de outubro para concluir os saques. Após essa data, o protocolo lançará saques emergenciais e enviará os tokens para seus respectivos proprietários.

Publicidade

O fundador do projeto, Emiliano Bonassi, lançou a Rentable para atingir um lado diferente do mercado de NFT, procurando pessoas para alugar NFTs que, de outra forma, ficariam em carteiras, acumulando poeira virtual.

Em junho de 2022, o protocolo oferecia seus serviços aos usuários do Decentraland, aos detentores do Meebits e ao Lobster DAO, permitindo que “os proprietários ganhassem um rendimento sem risco de liquidação”, segundo Bonassi.

Bonassi disse que “a missão da Rentable era ser agnóstica, permitindo aluguéis sem estar vinculado a um caso de uso específico. O Rentable V2 permitiu que qualquer dApp oferecesse aluguel para seus usuários sem integrações (apenas WalletConnect), removemos qualquer tipo de barreira para as plataformas.”

No entanto, a Rentable não conseguiu obter financiamento e “chegou perto de zero de gás”, acrescentou o fundador.

ODecrypt entrou em contato com Bonassi para mais comentários, mas não recebeu feedback até o momento.

Situação dos NFTs no mercado atual

Como no restante do mercado de criptomoedas, os NFTs foram atingidos pela crise desde o auge da indústria em novembro passado.

Publicidade

Em abril, o preço mínimo de um NFT Bored Ape Yach Club (BAYC) custava aproximadamente 152 ethers. Apenas alguns dias depois, esse preço caiu para 105 ETH.

Os dados extraídos do Crypto Slam agora sugerem que o preço mínimo caiu ainda mais, para 76 ethers, no momento da publicação desta reportagem.

No entanto, as correções de mercado não afetaram o interesse pelo tema.

A Tiffany & Co., por exemplo, fez uma parceria com a CryptoPunks, lançando pingentes Punk exclusivos “exclusivos para titulares de Punk” que vieram com um NFT do colar chamado NFTiffs. Ainda ontem, a empresa de investimentos 776 do fundador do Reddit, Alex Ohanian, também anunciou que liderou uma rodada de US$ 54 milhões na popular coleção NFT chamada Doodles.

Após as notícias, o volume de vendas de Doodles aumentou mais de 700% nas últimas 24 horas.

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: 2º maior banco da Espanha, BBVA vai vender Bitcoin e Ethereum

2º maior banco da Espanha, BBVA vai vender Bitcoin e Ethereum

BBVA já havia lançado serviço na Suíça e, com entrada em vigor do MiCA, vai começar a oferecer compra e venda de Bitcoin dentro da Espanha
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin e XDC Network expande tokenização internacional

Mercado Bitcoin e XDC Network expande tokenização internacional

Iniciativa fortalece o mercado de ativos digitais, impulsionando a inovação financeira e ampliando o acesso à tokenização de ativos do mundo real
Imagem da matéria: Trump planeja revogar regras fiscais de cripto e assinar lei sobre stablecoins até agosto

Trump planeja revogar regras fiscais de cripto e assinar lei sobre stablecoins até agosto

O presidente Donald Trump detalhou como os EUA planejam afirmar sua liderança no setor durante a primeira cúpula cripto na Casa Branca
moeda de bitcoin em cima de nota de 50 rublos

Rússia recorre a Bitcoin, Ethereum e USDT para contornar sanções no comércio de petróleo, diz Reuters

A agência apurou que a Rússia está usando dezenas de milhões de dólares por mês em criptomoedas para facilitar parte de suas exportações de petróleo para China e Índia