Vitalik-Buterin-Ethereum
Vitalik Buterin, criador do Ethereum (Foto: Flickr)

Vários golpistas estão mudando seus perfis no Twitter para se passarem pelo fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, para tentar roubar criptomoedas de investidores no famoso golpe de airdrop, durante a Fusão (Merge) do Ethereum que ocorre nesta madrugada.

Pelo menos três contas “verificadas”, inclusive uma com milhares de seguidores, foram identificadas pela reportagem do Portal do Bitcoin nesta quarta-feira (14).

Publicidade

Todos os perfis fakes encontrados estavam usando o domínio ‘.eth’ junto ao nome Vitalik, como o verdadeiro se apresenta há vários meses. Essas contas falsas geralmente promovem um golpe disfarçado de distribuição gratuita de criptomoedas, indicando um link para um site fraudulento ou para vídeos manipulados no Youtube.

Desta vez, a atualização que vai mudar o mecanismo de consenso do Ethereum é que está sendo usada como isca.

É importante ressaltar que a conta oficial de Vitalik Buterin é registrada com @VitalikButerin, possui mais de 4 milhões de seguidores e o nome do perfil “vitalik.eth”. Portanto, é preciso ficar atento a falsos perfis. 

Como é o golpe

“Para comemorar a fusão, a Fundação Ethereum doou 50.000 ETH!”, mentiu o suposto golpista @Kid_Giggy, que se aproxima de 10 mil seguidores.

Publicidade

Neste caso, o usuário golpista direciona as vítimas para um site fraudulento que logo de cara exibe a chamada: “Grande doação de 50.000 ETH. Durante esse evento único daremos a você a chance de ganhar 50.000 ETH”.

Os golpistas prometem retornar o dobro do ETH enviado para a carteira indicada. A reportagem fez uma consulta do endereço no blockchain e descobriu que a carteira indicada continha pouco mais de 2 ETH provenientes de cinco transações — supostamente feitas pelos golpistas para chamar a atenção. O saldo, contudo, pode também conter algum ETH, ou fração dele, enviado por algum investidor desavisado.

No entanto, ao enviar ETH para carteira indicada, o investidor nunca mais o terá de volta. Geralmente os que caem neste golpe são novatos no meio cripto ou que acreditam no famoso ‘almoço grátis’.

Outra conta, chamada @vinayjaiswalcg, compartilhou a mesma promoção fraudulenta.

Uma conta antiga também parece ter sido invadida pelos mesmos golpistas. O perfil chamado @GoFirstairways, publicou anúncio falso semelhante aos demais, mas já foi excluído, assim como a referência ao fundador do Ethereum.

Publicidade
(Imagem: Reprodução/Twitter)

Clique aqui para acompanhar a atualização da rede Ethereum, o maior evento do setor cripto neste ano.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Apesar de chamara cada vez mais atenção, muitas pessoas ainda não sabem o que é a tokenização de ativos e como ela funciona
Imagem da matéria: Merge Madrid: encontro Web3 promete unir Europa e América Latina em outubro

Merge Madrid: encontro Web3 promete unir Europa e América Latina em outubro

De 8 a 10 de outubro, pontos chave da cidade de Madri atrairão o ecossistema Web3 sob uma perspectiva de negócios, legal e técnica
Imagem da matéria: Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Em maio de 2022, o ecossistema da Terra (LUNA) entrou em uma “espiral da morte” que levou uma das criptomoedas consideradas mais promissoras daquele ano a cair para zero em 24 horas
Imagem da matéria: Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Meta é que comunidade de programadores crie soluções na XRP Ledger, blockchain usada pela empresa e que tem o token nativo XRP