Imagem da matéria: Plataforma de criptomoedas vai sair dos EUA por excesso de regulação
Foto: Shutterstock

A Nexo anunciou na segunda-feira (5) que irá gradualmente eliminar os produtos e serviços dos EUA ao longo dos próximos meses devido a um “beco sem saída” criado pelos reguladores americanos. 

A Nexo é uma plataforma de ativos digitais que empresta fundos de clientes e usa os rendimentos para pagar juros.

Publicidade

A empresa do Reino Unido afirmou em um anúncio que vem conversando com os reguladores há 18 meses, mas os EUA “se recusam a fornecer um caminho para permitir negócios de blockchain.”

“Nossa decisão vem depois de mais de 18 meses de diálogo de boa fé com reguladores estaduais e federais dos EUA, que chegou a um beco sem saída”, disse a empresa em um post no blog. 

A empresa acrescentou que os reguladores estaduais e federais tinham “posições inconsistentes e instáveis” e que agora “não podem dar aos nossos clientes a garantia de que os reguladores estão focados em seus melhores interesses.”

A empresa disse que a partir desta terça (6) descontinuará seu produto Earn Interest em oito estados—Indiana, Kentucky, Maryland, Oklahoma, Carolina do Sul, Wisconsin, Califórnia e Washington—e não permitirá mais que os clientes dos EUA se inscrevam no produto. O acesso a contas e as retiradas não será afetado, disse a empresa.

Publicidade

Reguladores estaduais de Valores Mobiliários na Califórnia e em vários outros estados em setembro tomaram medidas contra a empresa-mãe da Nexo, a Nexo Group, alegando que o produto Earn Interest da empresa era um título financeiro não regulamentado. 

Ao contrário de outros credores de cripto, como a BlockFi, a Voyager e a Celsius, que entraram em colapso após a queda do projeto cripto Terra e da FTX, a Nexo até agora conseguiu manter a situação financeira sob controle, evitando uma crise ou falência.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Telegram

VOCÊ PODE GOSTAR
gamer triste de frente ao PC

Por que tantos jogos cripto estão chegando ao fim? Especialistas explicam

Especialistas dizem que o lançamento de tokens para jogos cripto cria uma pressão desnecessária sobre o desenvolvimento
moedas de bitcoin e bandeira dos EUA no fundo

Agência dos EUA revela ter só 28 mil Bitcoin e levanta dúvidas sobre reserva do país

Estimativa geral era de que governo dos EUA teria 200 mil unidades de Bitcoin, mas o US Marshals Service revelou números muito menores
ilustração de moeda da pump.fun

Pump.fun arrecada R$ 2,8 bilhões com ICO do token PUMP

A Pump.fun, plataforma de lançamento de memecoins baseada na blockchain Solana, arrecadou…
Moeda dourada de Bitcoin sobre bandeira dos Estados Unidos ao lado de uma caneta esferográfica

‘Crypto Week’: EUA definem futuro das criptomoedas em semana histórica; veja o cronograma no Congresso

A Crypto Week pode marcar a aprovação histórica de projetos cruciais para o setor, incluindo regras para stablecoins e proibição de CBDCs