Imagem da matéria: Plano do Fed de manter taxa de juros baixa pode impulsionar o bitcoin
Foto: Shuttestock

O Banco Central dos EUA (Fed) disse na quarta-feira (16) que manterá as taxas de juros perto de 0% até 2023, em um movimento que pode empurrar os investidores para ativos alternativos, como o bitcoin.

Na conclusão de uma reunião que durou dois dias, durante a qual o Conselho de presidentes do Federal Reserve discutiu como atualizar sua estratégia geral de permitir o aumento da inflação, o Fed disse que taxas de juros próximas de zero provavelmente estariam em vigor até 2023 para ajudar que os EUA se recuperem das consequências econômicas da pandemia do coronavírus.

Publicidade

Fed Anuncia Nova Abordagem de Inflação – Um Movimento Que Pode Beneficiar Bitcoin
O Federal Reserve diz que está deixando de lado a prática de 40 anos de aumentar as taxas de juros para evitar o aumento da inflação em favor de uma nova abordagem. O presidente do Fed, Jerome Powell, anunciou que …

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse hoje em entrevista coletiva: “Com relação às taxas de juros, agora indicamos que esperamos que seja apropriado manter a meta atual de 0 a 0,25% para a taxa de fundos federais até que as condições do mercado de trabalho atinjam níveis consistentes com a avaliação do comitê de emprego máximo e a inflação subiu para 2% e deve ultrapassar 2% por algum tempo”.

Ele acrescentou que, embora a atividade econômica e o emprego tenham aumentado nos últimos meses, eles ainda permanecem bem abaixo dos níveis de janeiro de 2020. O desemprego ainda é alto nos Estados Unidos, e o setor de hotelaria e viagens foi atingido de maneira particularmente dura.

Mas o que taxas de juros baixas significam para a economia

Em tempos de dificuldades econômicas, o Fed vem reduzindo suas taxas de referência para impulsionar a economia: taxas de juros baixas significam custos de empréstimos mais baixos para consumidores e empresas. No entanto, quando as taxas de juros estão baixas, os investidores têm menos probabilidade de colocar seu dinheiro em investimentos que rendem juros – como títulos ou instrumentos financeiros baseados em dívida – porque geram menos juros.

Publicidade

Com as taxas de juros tão baixas em 2020, é possível que os investidores procurem investir em ativos não remunerados – como Bitcoin – Charles Bovaird, vice-presidente de conteúdo da Quantum Economics, disse ao Decrypt.

“Se os investidores são tradicionalmente atraídos por certos ativos porque eles pagam juros, e a política do Fed pressiona para baixo as taxas de juros, esses mesmos investidores têm menos incentivos para colocar seu dinheiro nesses ativos”, disse ele. “Se tivermos um ambiente de baixas taxas de juros sustentadas, isso dará aos investidores um maior incentivo para colocar seu dinheiro em ativos não remunerados, por exemplo, ações e moedas digitais.”

O mundo das finanças tradicionais já está olhando para ouro, Bitcoin e outros ativos digitais, pois a resposta ao surto de coronavírus expõe a fraqueza do dólar americano. Na semana passada, a correlação entre os preços do ouro e do Bitcoin atingiu recordes históricos, sugerindo que a moeda digital está se tornando um ativo porto-seguro.

Isso pode continuar se as taxas de juros baixas criarem um efeito bola de neve.

“Se esta era de taxas de juros baixas se tornar um novo normal, me pergunto se isso tornará as pessoas ainda mais céticas em relação ao sistema financeiro atual”, disse Bovaird.

*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Donald Trump recebe compradores de seus NFTs em jantar de luxo

O ex-presidente resolveu aproveitar o dia de folga do Tribunal de Nova York para receber os apoiadores no resort de luxo Mar-a-Lago
Imagem da matéria: Investidores aproveitam queda do Bitcoin para acumular ainda mais moedas

Investidores aproveitam queda do Bitcoin para acumular ainda mais moedas

As baleias de Bitcoin compraram avidamente a última queda; investidores de longo prazo agora aguardam a próxima alta para realizar lucros
bitcoin e ethereum em grafico vermelho de queda

Bitcoin e Ethereum passam a cair e provocam liquidações de US$ 150 milhões

Tanto o Bitcoin quanto o Ethereum despencaram na manhã de sexta-feira (10), provocando uma onda de liquidação de longo prazo