Imagem da matéria: PicPay passa a cobrar taxa de 1,99% para depósitos do auxílio emergencial
Foto: Shuttestock

A fintech de pagamentos Picpay passou a cobrar uma taxa de 1,99% por transferência via débito na opção ‘adicionar em carteira’. A cobrança não foi comunicado aos clientes, o que gerou reclamações em grupos no Facebook.

De acordo com uma cliente que conversou com o Portal do Bitcoin, ela sempre usou o serviço ‘adicionar em carteira’ para receber suas parcelas do auxílio emergencial e se sentiu surpresa com a cobrança.

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“Eu colocava o valor total e não cobravam taxa nenhuma”, disse.

Em um grupo no Facebook chamado Picpay & Outros, um usuário que considerou o valor do auxílio de R$ 600 mostrou que o desconto com a taxa ficaria em torno de R$ 12.

Publicação em um grupo no Facebook sobre taxa cobrada pelo Picpay. Imagem: Reprodução

A reportagem questionou o Picpay sobre quando o serviço passou a ser cobrado e se os clientes foram avisados.

Em resposta, a empresa enviou a seguinte nota:

“Desde o início do pagamento do auxílio emergencial, o PicPay vem oferecendo a possibilidade de transferir o valor do benefício para a carteira digital de forma gratuita, absorvendo todos os custos de operação. Esta modalidade sem custos continua disponível para a operação por meio de boleto bancário. No caso de transferência para a carteira por meio do cartão da Caixa, passamos a cobrar, nesta semana, a taxa de 1,99%, seguindo o padrão das demais carteiras digitais”.

O serviço permite depósito via boleto que foi impulsionado por fundos oriundos do Caixa Tem, app da Caixa que permite o envio do auxílio nessa modalidade.

Auxílio emergencial no PicPay

A carteira digital da fintech é um dos serviços de pagamento mais utilizados no momento. Com a pandemia e a liberação do auxílio emergencial do governo federal o aplicativo ganhou 18 milhões de novos usuários.

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O PicPay vem passando por mudanças após o rápido crescimento. A empresa vem sendo severamente critica no site de proteção ao consumidor Reclame Aqui. Em seis meses, a soma total de críticas dos clientes foi de 79.625 — uma a cada três minutos, conforme levantamento feito no início de setembro pelo Portal do Bitcoin.

O sistema interno também teve ajustes. O app da fintech não conta mais com o Banco Original na opção de depósitos. Agora, o sistema da Stone Pagamentos é usado para os serviços de transferência.

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