Imagem da matéria: Nova parceria da Cielo permitirá pagamentos com Bitcoin em suas maquininhas
(Foto: Shutterstock)

Pouco a pouco as criptomoedas como o bitcoin se aproximam de uma utilização maior em operações financeiras cotidianas. E um novo passo nessa direção foi dado nesta sexta-feira (27), com o anúncio da parceria entre a credenciadora de cartões Cielo e a startup Bifty – uma carteira digital de criptomoedas – para aceitação de pagamentos com bitcoin em maquininhas.

De acordo com o jornal Valor Econômico, a operação se dará por meio de um QR Code gerado pela maquininha da Cielo, que será lido pelo aplicativo da Bitfy – é preciso uma senha previamente cadastrada pelo cliente para autorizar a transação.

Publicidade

Apesar do pagamento realizado com bitcoins, os varejistas receberão o valor correspondente em reais. Isso porque, no momento da transação com a maquininha, a criptomoeda é vendida para corretoras parceiras da Bitfy.

Segundo Rodrigo Penteado, diretor de produtos da Cielo, a parceria é uma oportunidade para expandir as receitas dos terminais da empresa. Já Lucas Shoch, CEO da Bitfy, diz que a parceria potencializa a aceitação de bitcoins no varejo.

Só neste ano a Cielo, que é controlada pelos bancos Bradesco e Banco do Brasil teve mais de 7 bilhões de transações e R$ 660 bilhões em volume financeiro capturado por 1,5 milhão de maquininhas.

Esse montante pode crescer ainda mais com a possibilidade, gerada pela parceria com a Bitfy, de uso de criptomoedas nas maquininhas para pagamentos.

Publicidade

Bitcoin e cartões

O movimento feito por Cielo e Bitfy dialoga com outras iniciativas mundo afora que visam ampliar o uso das criptomoedas em operações financeiras do cotidiano, e não apenas como investimento.

Em parceria com a Visa, a exchange Coinbase conta desde abril com um cartão de débito que contempla um total de nove criptomoedas – incluindo o bitcoin. O serviço, no entanto, está restrito a países da Europa.

No Brasil, a mesma Visa já firmou uma parceria com a fintech Alterbank para uma conta digital que, além de reais, aceita bitcoin para saques, transferências e pagamentos.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Talvez você queira ler
homem em fundo escuro

Hacker expõe provas de que influencer cripto recebia dinheiro para promover golpes

Com 240 mil seguidores no X, ProfitBlue pede pagamento de publicidade adiantado, mas não cumpre acordos, segundo o detetive blockchain, ZachXBT
Homem cavando uma placa de computador com uma picareta - -imagem ao fundo de moeda de bitcoin

Minerador sortudo ganha R$ 1,2 milhão ao resolver bloco de Bitcoin sozinho

As estatísticas apontam que um minerador daquele porte resolveria um bloco de Bitcoin apenas uma vez em cinco anos
Udi Wertheimer, da Taproot Wizards fantasiado de mago

Como a Taproot Wizards planeja ‘finalmente mover o Bitcoin para frente’

O cofundador da Taproots Wizards, Udi Wertheimer, comenta a iniciativa que vai impulsionar a cultura do Bitcoin
Tela de computador que mostra moeda de bitcoin em meio a traços matrix

Investidor que pagou a taxa de Bitcoin mais cara da história revela ter sido vítima de hacker

“Hackers pagaram taxa de 83,5 BTC com meu dinheiro”, denuncia investidor