Nova parceria da Cielo permitirá pagamentos com Bitcoin em suas maquininhas

Apesar do pagamento realizado com bitcoins, os varejistas receberão o valor correspondente em reais

Parceria entre Cielo e Bitfy permitirá pagamentos com cartões usando bitcoin
(Foto: Shutterstock)


Pouco a pouco as criptomoedas como o bitcoin se aproximam de uma utilização maior em operações financeiras cotidianas. E um novo passo nessa direção foi dado nesta sexta-feira (27), com o anúncio da parceria entre a credenciadora de cartões Cielo e a startup Bifty – uma carteira digital de criptomoedas – para aceitação de pagamentos com bitcoin em maquininhas.

De acordo com o jornal Valor Econômico, a operação se dará por meio de um QR Code gerado pela maquininha da Cielo, que será lido pelo aplicativo da Bitfy – é preciso uma senha previamente cadastrada pelo cliente para autorizar a transação.

Apesar do pagamento realizado com bitcoins, os varejistas receberão o valor correspondente em reais. Isso porque, no momento da transação com a maquininha, a criptomoeda é vendida para corretoras parceiras da Bitfy.

Segundo Rodrigo Penteado, diretor de produtos da Cielo, a parceria é uma oportunidade para expandir as receitas dos terminais da empresa. Já Lucas Shoch, CEO da Bitfy, diz que a parceria potencializa a aceitação de bitcoins no varejo.

Só neste ano a Cielo, que é controlada pelos bancos Bradesco e Banco do Brasil teve mais de 7 bilhões de transações e R$ 660 bilhões em volume financeiro capturado por 1,5 milhão de maquininhas.

Esse montante pode crescer ainda mais com a possibilidade, gerada pela parceria com a Bitfy, de uso de criptomoedas nas maquininhas para pagamentos.

Bitcoin e cartões

O movimento feito por Cielo e Bitfy dialoga com outras iniciativas mundo afora que visam ampliar o uso das criptomoedas em operações financeiras do cotidiano, e não apenas como investimento.

Em parceria com a Visa, a exchange Coinbase conta desde abril com um cartão de débito que contempla um total de nove criptomoedas – incluindo o bitcoin. O serviço, no entanto, está restrito a países da Europa.

No Brasil, a mesma Visa já firmou uma parceria com a fintech Alterbank para uma conta digital que, além de reais, aceita bitcoin para saques, transferências e pagamentos.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br