Imagem da matéria: Paraguai terá nova mineradora de Bitcoin que vai usar energia de Itaipu
Foto: Shutterstock

Bitfarms, gigante canadense de mineração de Bitcoin, anunciou nesta quarta-feira (19) a expansão de suas operações de mineração no Paraguai, país da América Latina que atrai mineradores pelo baixo custo de energia elétrica.

A mineradora informou em nota que adquiriu dois contratos de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) no Paraguai que renderão até 150 megawatts (MW) de energia hidrelétrica ecológica, que serão usadas para a mineração da criptomoeda líder do mercado.

Publicidade

Segundo a Bitforms, até 100 MW virão de Yguazu, um novo local próximo à barragem de Itaipu, a terceira maior hidrelétrica do mundo que fica na divisa do Brasil com o Paraguai. Os 50 MW restantes virão de Villarrica, próximo às operações já existentes da Bitfarms no Paraguai.

O CEO da Bitfarms, Geoff Morphy, disse em nota que a empresa está buscando aumentar suas operações à medida que se aproxima do halving do Bitcoin — atualização programada para cortar a emissão de BTC pela metade, prevista para acontecer na metade de 2024.

“À medida que nos aproximamos do próximo halving, estamos alavancando nossa experiência em design de fazendas e aproveitando nossa experiência operacional para ampliar nossa presença geográfica e otimizar recursos globais de energia subutilizados”, disse Morphy.

De olho no Paraguai

O executivo aponta que o Paraguai tem acesso a uma “abundância de energia renovável excedente que garantem contratos de energia sustentável valiosos”, e ampliam a posição da Bitfarms em um país “rico em recursos”.

Publicidade

A construção da nova operação em Villarrica está programada para começar no terceiro trimestre de 2023, e vai constituir na criação de uma subestação seguida por uma segunda instalação de mineração. 

Já em Yguazu, a Bitfarms vai desenvolver uma nova fazenda de mineração com capacidade de gerar até 100 MW. O cronograma desse empreendimento ainda está sendo definido. 

Na estimativa da Bitfarms, a energia hidrelétrica em ambos os locais será fornecida a um custo contratado de aproximadamente 3,9 centavos de dólar por kWh, antes do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), e não está sujeita a ajustes inflacionários anuais.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração mostra moeda à frente da lua

Bitcoin bate US$ 86 mil enquanto liquidações de criptomoedas ultrapassam US$ 680 milhões

O Bitcoin subiu 27% em uma semana, continuando a atingir novas máximas históricas
Imagem da matéria: Drex quer trazer simplicidade do mercado cripto para toda população, diz diretor do BC

Drex quer trazer simplicidade do mercado cripto para toda população, diz diretor do BC

Fábio Araújo afirma que objetivo final do Drex é facilitar o acesso a serviços financeiros para a população
Celular com logo da Receita Federal e Bitcoin e criptomoedas do lado

Receita Federal lança consulta pública para atualizar regras de declaração de criptomoedas

O novo modelo de declaração da Receita se chamará DeCripto e substituirá as regras atuais da IN 1.888
algema se detaca à frente de fundo esboçado do logo da FTX

Cofundador da FTX cita gravidez da esposa e trabalho atual para evitar prisão

Em um memorando na quarta-feira (6), a defesa de Gary Wang disse que seu cliente preso deixaria esposa e filho sem a principal fonte de renda