Hologramas saem de livro físico com destaque para símbolo ethereum
Foto: Shutterstock

As experiências da vida real dizem tanto sobre quem somos quanto sobre o que fizemos ou realizamos. São os exercícios que você completou no CrossFit como atleta entusiasta. São as Comic-Cons que você foi como fã da Marvel. São as raids que você completou em World of Warcraft como um jogador dedicado. Mesmo com tamanho nível de detalhes, a paixão em si é inerentemente limitada por natureza; são as experiências que realmente impulsionam a identidade.

Mas no espaço Web3, que ostenta a identidade digital como uma frase de efeito, não conseguimos conectar efetivamente nossas atividades do mundo real à presença online por meio de mecanismos on-chain — capturando verdadeiramente nosso eu holístico nas mídias virtuais.

Publicidade

No domínio da Web3, a identidade digital deve tornar-se mais do que apenas mudar o seu avatar da rede social para um novo JPEG que você comprou para aumentar o envolvimento no aplicativo X.

Repetidamente, vemos tentativas unidimensionais de trazer públicos apaixonados para a cadeia através de mecanismos de identidade, e essas tentativas são consistentemente insuficientes devido a ecossistemas de jardins murados que carecem de profundidade, alcance e conectividade.

O volante comportamental

O caminho a seguir consiste em alargar a nossa abordagem à identidade digital, concentrando-nos em experiências da vida real, em vez de rótulos centrados na tecnologia.

A questão não é apenas como registrar ou apresentar provas de experiência, mas também por que razão devemos, em primeiro lugar, envolver-nos neste comportamento exógeno, e o que fazer com eles uma vez adquiridos. Há uma necessidade de um volante comportamental onde as paixões do mundo real potenciem a identidade digital, enriquecendo os aspectos online e offline da vida.

Publicidade

A questão de um trilhão de dólares permanece: por que isso importa e como isso impulsiona a adoção generalizada dos criptoativos?

O que pode ser fácil de deixar de lado como novidade na busca de soluções mais técnicas construídas em blockchain é, na verdade, muito mais, dado o seu potencial para entregar valor real aos consumidores tradicionais. É preciso dar uma atenção significativamente maior ao enriquecimento dos comportamentos e atividades existentes em áreas-chave das paixões humanas, em vez de tentar convencer os consumidores não nativos com tecnologia complicada — não importa o quão alto gritemos com eles sobre os méritos da descentralização.

Embora as coleções de imagens de perfil possam ter sido um ponto de partida para NFTs, sua evolução está começando a acontecer de uma forma que dá maior profundidade à tokenização de experiências do mundo real.

Ainda é preciso percorrer um longo caminho, mas as possibilidades de como a Web3 pode revolucionar o nosso conceito de identidade — e as experiências gratificantes que ela pode desbloquear com marcas, artistas e comunidades — são verdadeiramente empolgantes.

Publicidade

À medida que nos aproximamos de presenças digitais mais integradas e significativas, é essa camada de experiências em torno da identidade que é a mais promissora para integrar a próxima onda de adotantes de criptomoedas.

Sobre o autor

Sam Simmons é co-fundador e CEO da MintPass, um aplicativo de inspiração de viagem alimentado por coleta de lembrancinhas digitais. Ele investe na Web3 como sócio da Dream Ventures e é um membro ativo da Comunidade Cryptopunks e Bored Ape Yacht Club. As opiniões aqui expressas são suas e não representam necessariamente as do Decrypt.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Câmara dos EUA aprova nova lei cripto em dia decisivo para ETFs de Ethereum

Manhã Cripto: Câmara dos EUA aprova nova lei cripto em dia decisivo para ETFs de Ethereum

Nesta quinta-feira termina o prazo para a SEC aprovar ou rejeitar o ETF de Ethereum da VanEck
Imagem da matéria: MB anuncia transferência de ativo de Renda Fixa Digital com pagamento em USDC

MB anuncia transferência de ativo de Renda Fixa Digital com pagamento em USDC

Novidade foi anunciada em evento da Circle, emissora da stablecoin pareada dólar, em São Paulo, nesta quarta-feira (29)
Imagem da matéria: Investidor acende alerta da comunidade ao ser hospitalizado após tentar fazer memecoin viralizar

Investidor acende alerta da comunidade ao ser hospitalizado após tentar fazer memecoin viralizar

O usuário foi atingido por fogos de artifício em uma live de divulgação do seu token
dupla de homens sendo presa

Irmãos são presos por roubo de R$ 130 milhões em ataque de 12 segundos na rede Ethereum

O procurador americano Damian Williams disse que “este suposto esquema era novo e nunca havia sido acusado antes”