O Elon Musk, também conhecido como CEO da Tesla e da SpaceX, tuitou durante a semana sobre Baby Doge, uma cópia da Dogecoin, e ajudou a aumentar seu preço em até 130%.
“Baby Doge, doo, doo, doo, doo, doo”, tuitou Musk em uma aparente referência ao Baby Shark Dance, uma canção infantil e o vídeo mais assistido do YouTube com 8,8 bilhões de acessos.
Baby Doge — uma criptomoeda de tem apenas 22 dias de vida — está sendo negociada atualmente por US$ 0,000000001516. Ou seja, vale frações sobre frações de centavo. Mas seu preço também subiu 549,5% desde o seu início, de acordo com dados do CoinGecko.
Mas o que é Baby Doge e como ele difere da criptomoeda canina original Dogecoin?
Baby Doge compartilha muito do simbolismo com a Dogecoin, mas não tem nada a ver com ele em um nível técnico — não é um spinoff nesse sentido. A Doge é uma criptomoeda que existe em sua própria rede de blockchain, não muito diferente de Bitcoin e Ethereum). Baby Doge é um token executado no topo de outra infraestrutura de blockchain.
Originalmente, a Dogecoin é um fork do Luckycoin, uma criptomoeda extinta que foi bifurcada da Litecoin, que surgiu como um fork do Bitcoin.
Baby Doge, um token BEP-20, foi desenvolvido na Binance Smart Chain. Em termos de design técnico, a Baby Doge é mais parecido com Shiba Inu (SHIB), outra imitação da Dogecoin que foi recentemente listada na maior exhange dos EUA, a Coinbase.
Lançado no verão passado como um token ERC-20 na rede Ethereum, a SHIB começou a ser negociada em bolsas descentralizadas (DEXs), como Uniswap. Atualmente está sendo negociado por $ 0,00000835, queda de 3% nas últimas 24 horas.
Leia Também
Elon Musk e Dogecoin
Os desenvolvedores do Baby Doge dizem que o token “aprendeu alguns truques e lições com seu pai meme” e quer “impressionar seu pai mostrando suas novas velocidades de transação aprimoradas e adorabilidade”.
Se foi o Elon Musk que os responsáveis pelo projeto esperava impressionar, eles parecem ter conseguido.
Afinal, Musk há muito defende a melhoria da infraestrutura técnica do Dogecoin. O desenvolvedor do Dogecoin, Ross Nicoll, disse à Decrypt em maio que, desde que Musk começou a conversar com os desenvolvedores em 2019, ele “os encorajou a melhorar o rendimento de transações mais alto”.
Musk disse que se o Dogecoin implementasse mudanças importantes, ele venceria o Bitcoin “de longe”.
“Idealmente, Doge acelera o tempo de bloqueio em 10X, aumenta o tamanho do bloco em 10X e diminui a taxa em 100X. Em seguida, ele vence ”, Musk tuitou em 16 de maio.“Taxas baixas e alto volume são necessários para se tornar [a] moeda da Terra ”.
Mas talvez o interesse de Musk em Baby Doge não esteja necessariamente enraizado em detalhes técnicos. Na semana passada, Elon Musk ganhou um filhote de cachorro Shiba Inu chamado Floki, e por isso ele pode gostar de versões infantis de Dogecoin atualmente.
Em resposta à pergunta por que ele ama tanto Dogecoin, Musk disse uma vez: “Doge tem cachorros e memes, enquanto os outros não”. E o que é memorável e mais fofo do que um filhote?
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co